29ª Romaria da Terra

07/10/2017 - Dias 7 e 8 de outubro

A 29ª Romaria da Terra, na Paraíba, promovida pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), será realizada na noite deste sábado, dia 7, com término no Domingo, dia 8, com a presença de religiosos, trabalhadores rurais, professores, estudantes e representantes de diversas entidades civis organizadas. A Romaria começa após Missa campal em frente à Igreja Matriz de Pilar, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, e encerra na Igreja Matriz de São Miguel de Taipu, no Agreste Paraibano, com um percurso de 8 quilômetros de caminhada.

O Frei Anastácio explica: “Quem quiser participar é só se dirigir até a Igreja Matriz de Pilar. A partir das 20h haverá acolhida às comunidades. Estaremos de braços abertos para receber a todos”.

Este ano, o tema da Romaria é: “És lutador, enviado do Senhor; dos ameaçados tu és defensor!”. O lema adotado é: “Do ventre da Mãe Terra, a Vida grita por liberdade!”. Em 2017 a Romaria faz uma homenagem ao Pe. João Maria, que está completando 50 anos de ordenação e de compromisso com a causa dos camponeses. Pe. João Maria nasceu no dia 24 de dezembro de 1942, é natural da cidade de Gozo - uma das três ilhas de Malta. Chegou ao Brasil de navio no Rio de Janeiro no dia 7 de novembro de 1963, com 21 anos de idade, ainda como jovem seminarista missionário. Em seguida, veio para o Nordeste, onde no Recife concluiu os estudos no Seminário Regional de Olinda (PE). Vindo para o Estado da Paraíba, sua ordenação presbiteral aconteceu no dia de seu aniversário, sendo ele o primeiro padre ordenado por Dom José Maria Pires, no dia 24 de dezembro de 1967, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.