26º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária realizado na diocese de Patos, tratou de Espiritualidade e Refletiu sobre a Fratelli Tutti

por Roberval Borba I 22 de abril 2024

De 19 a 21 de abril de 2024, no Centro de Treinamento Diocesano Santo Antônio, na Diocese de Patos, aconteceu o 26º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária, um evento que reuniu agentes da Pastoral Carcerária de toda a Província da Paraíba: a Arquidiocese e as dioceses de Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e a anfitriã, Diocese de Patos.

Sob a coordenação do padre Valdézio Nascimento, representantes da Arquidiocese da Paraíba estiveram presentes neste momento de formação, que contou com a presença do padre Almir Ramos, vice coordenador nacional da Pastoral Carcerária. Em suas palavras inspiradoras, o padre Almir compartilhou percepções valiosas, incluindo reflexões sobre a espiritualidade do Beato Charles de Foucauld, cujos princípios ressoam profundamente com a missão da Pastoral Carcerária.

Durante os três dias de evento, os participantes mergulharam em discussões essenciais, incluindo a importância da espiritualidade como alicerce fundamental na vida dos agentes pastorais. Além disso, o encontro proporcionou uma análise do documento papal “Fratelli Tutti”, abordando suas implicações e desafios para a atuação da Pastoral Carcerária na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Representantes da Pastoral Carcerária da Arquidiocese da Paraíba.

O padre Valdézio Nascimento falou da importância desses dias de formação: “Durante o encontro foi tratado sobre a espiritualidade, trazendo a pessoa do Beato Charles de Foucauld. Espiritualidade que é um elemento fundamental na vida dos agentes da pastoral. Como também do documento do Papa, Fratelli Tutti, que vai nos lembrar dessa nossa amizade social, dessa nossa amizade com o outro, tudo a ver com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, no final foi feita uma avaliação da nossa caminhada e uma projeção para os próximos anos.” Disse o coordenador da pastoral na arquipb.

Ao reunir agentes de toda a Província da Paraíba em um ambiente de aprendizado e partilha, o 26º Encontro Estadual da Pastoral Carcerária reafirmou o compromisso inabalável desses indivíduos em promover a dignidade humana, a justiça social e a solidariedade junto àqueles que estão privados de liberdade.