PARA A IMPRENSA: Programação da posse


 15/05/2017 - Detalhes sobre a cobertura

Na próxima sexta-feira, dia 19 de maio, começa a programação de posse de Dom Delson como Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Vão ser 4 (quatro) eventos em 2 (dois) dias: 19 e 20 de maio. 1 (Um) deles em Riachão do Bacamarte e 3 (três) em João Pessoa. Seguem detalhes de cada um deles.

Chamamos a atenção e pedimos a colaboração de todos para uma maior divulgação do evento que vai ser realizado no Ginásio O Ronaldão. Todos os eventos são importantes. Mas temos, nos outros três, limitações de espaço. Todos são abertos ao Povo de Deus, mas com capacidade de acolhimento muito limitada. Por isso, agradecemos a colaboração maior da imprensa para divulgação do evento no Ginásio.
Observação: não haverá credenciamento específico para a imprensa. Todos, desde que estejam devidamente identificados, vão ter acesso aos locais para a cobertura. Mas, para o evento na Catedral, por causa das limitações de espaço físico, algumas restrições estão sendo colocadas pela equipe de organização. Posteriormente, vamos dar mais detalhes. Desde já agradecemos a atenção!

Programação detalhada da posse de Dom Delson:
Sexta-feira, dia 19 de maio, às 14h:

O Arcebispo nomeado da Paraíba, Dom Delson, sairá em comitiva da cidade de Campina Grande, onde foi Bispo, e vai ser recebido na cidade de Riachão do Bacamarte. Por que Riachão? Porque, saindo de Campina Grande, em direção a João Pessoa, Riachão é a primeira cidade que faz parte do território da Arquidiocese da Paraíba. Ou seja, apesar de estar muito perto de Campina Grande, Riachão faz parte da jurisdição da Arquidiocese da Paraíba, e não da Diocese de Campina. Em Riachão, ele vai ser recebido por moradores, autoridades locais e pelo Pe. Dorgival, que é o coordenador da Região Pastoral Agreste da Arquidiocese da Paraíba (A Paróquia de Riachão faz parte dessa Região). Após breves discursos, Dom Delson vai ser recepcionado na Igreja Matriz pelo Pe. Severino. O Arcebispo eleito vai abençoar a todos. Logo após, Dom Delson segue viagem para Joao Pessoa.

Sexta-feira, dia 19 de maio, às 17h:
Dom Delson participa do evento de acolhida na Praça Dom Adauto, no Centro de João Pessoa. Em praça pública, haverá breves discursos de autoridades, como o governador do Estado, Ricardo Coutinho, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo. Também haverá apresentações culturais. Observação: se chover, o evento será realizado na igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na mesma praça.

ATENÇÃO IMPRENSA: antes do evento de acolhida, haverá um momento especial de contato com jornalistas e radialistas. Seguem detalhes: ao chegar à Praça, Dom Delson fará a primeira entrada oficial no Palácio do Bispo. No primeiro andar, ele irá até a Capela para um momento de oração. Pede-se que, neste momento, ele seja acompanhado apenas por cinegrafistas e fotógrafos, por causa do pouco espaço no prédio. Depois, Dom Delson irá ao Salão Nobre do Palácio do Bispo para uma rápida e informal coletiva de imprensa, onde poderá falar sobre a nomeação feita pelo Papa Francisco para ele assumir à Arquidiocese, a emoção de assumir a Arquidiocese e a expectativa para a solenidade de posse marcada para a manhã do sábado (ver programação a seguir). Observação: apenas vão ter acesso ao Palácio do Bispo os profissionais da imprensa devidamente identificados. Depois da entrevista coletiva, Dom Delson vai para a Praça, onde terá início o evento de acolhida com as autoridades.

Sábado, dia 20 de maio, às 9h:
Na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, vai ser realizada a Posse Canônica de Dom Delson como o 7º Arcebispo Metropolitano da Paraíba. A posse vai ser dada pelo Núncio Apostólico no Brasil (representante do Papa), Dom Giovanni d’Aniello. É nesta Celebração que Dom Delson deixa de ser o Arcebispo nomeado/eleito para ser, oficialmente, agora empossado, o Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

ATENÇÃO IMPRENSA: haverá um espaço específico, e único, para toda a imprensa, dentro da Catedral. Será um espaço pequeno, mas o maior possível diante de todos os espaços que vão estar ocupados. Será um lugar privilegiado de frente para o púlpito onde devem ser feitos os principais pronunciamentos. Esse espaço será bem perto do altar. Mas a parte da frente não vai estar totalmente livre. Haverá cadeiras que vão ser ocupadas por parentes de Dom Delson. Como todos devem ficar a maior parte do tempo sentados, isso não vai atrapalhar a captação de imagens e fotos.

Pedimos a compreensão e colaboração de todos para melhor uso deste espaço. Um contribuindo com o outro para melhor trabalho de todos. Fora este lugar, não será permita a presença da imprensa em nenhum outro canto perto do altar na Catedral. Mais uma vez pedimos a compreensão de todos para estas restrições, que são necessárias para que tudo ocorra bem na Celebração. Pedimos que as equipes já levem baterias e extensões elétricas, além de mídias e demais equipamentos necessários para o trabalho de cada um, para o espaço reservado, para evitar um entra-e-sai que possa atrapalhar a celebração.

No fim da Celebração de Posse, que deve durar de 2 horas a 2 horas e meia, Dom Delson, no presbitério, vai atender toda à imprensa, dando, então, as primeiras entrevistas como Arcebispo Metropolitano da Paraíba.

Sábado, dia 20 de maio, às 16h30:
Um grande evento está sendo preparado pela Arquidiocese da Paraíba para que todo o Povo de Deus possa acolher o novo Arcebispo. Será com uma Missa no Ginásio de Esportes o Ronaldão, no bairro do Cristo, em João Pessoa. Católicos de todas as quase 100 (cem) Paróquias da Arquidiocese da Paraíba vão estar presentes, além de participantes de Associações, Movimentos, Pastorais e Serviços da Arquidiocese da Paraíba. Forme o seu grupo, chame os amigos e parentes, e vá dar as boas-vindas ao novo Arcebispo da Paraíba.


Assessoria de Imprensa e Comunicação da Arquidiocese da Paraíba

  •  Endereço: Palácio do Carmo - Praça Dom Adauto, s/n
    Centro - João Pessoa (PB)
  •  Fone:(83) 3133-1000
  •  E-mail: curia@arquidiocesepb.org.br
Twitter

© Mitra Arquidiocesana da Paraíba – Todos os direitos reservados