Entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, aconteceu em Recife (PE) a X Assembleia da Cáritas Brasileira do Regional Nordeste 2 da CNBB, um encontro marcado pela espiritualidade, escuta sinodal, planejamento estratégico e renovação do compromisso com a missão da Igreja em favor dos mais pobres e vulneráveis. A Arquidiocese da Paraíba esteve representada pelo seu arcebispo, Dom Manoel Delson, que é o Bispo Referencial da Cáritas no Regional NE2.
O evento reuniu delegados das dioceses dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas, representantes de pastorais sociais e organismos eclesiais, com o objetivo de avaliar a caminhada da Cáritas, planejar ações futuras e eleger o novo Conselho Regional que conduzirá a instituição no próximo triênio.



A programação teve início com um profundo momento de mística e espiritualidade, reforçando a centralidade da fé na ação caritativa da Igreja. Em seguida, houve a Prestação de Contas da gestão 2022-2025, que evidenciou os frutos das inúmeras ações de promoção humana, defesa da vida, assistência emergencial e fortalecimento das comunidades.
Os participantes foram divididos em Grupos de Trabalho para refletir sobre o processo de regionalização da Cáritas, com foco em estratégias de atuação mais próximas das realidades locais. Também foram debatidos temas relacionados à sustentabilidade da Rede, buscando caminhos para assegurar a continuidade das ações com autonomia, corresponsabilidade e inovação social.
Um dos pontos altos da Assembleia foi a eleição do novo Conselho Regional, momento que simboliza a renovação da esperança e o compromisso profético da Cáritas com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna.
Segundo os participantes, cada decisão tomada durante a Assembleia reflete a missão da Igreja de “servir com amor e promover o Bem Viver”. Para Dom Delson, a Cáritas “é a expressão concreta da caridade cristã, que não é apenas assistencialismo, mas promoção integral da pessoa humana”.
A X Assembleia da Cáritas Regional NE2 concluiu-se com o envio missionário dos participantes, que retornaram às suas dioceses motivados a continuar sendo presença da Igreja em saída, comprometida com a vida, a justiça social e a esperança dos que mais sofrem.
Cáritas é a caridade em ação, é o Evangelho que se faz compromisso com a dignidade humana.
Assessoria de Comunicação