Oração, acolhida e reflexão marcam abertura do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar

O primeiro dia do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontece em João Pessoa, na Paraíba foi marcado pela Missa de Abertura, presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, com a presença de bispos, sacerdotes, diáconos, lideranças religiosas e civis, além de cerca de dois mil agentes da Pastoral Familiar vindos de diversas regiões do país.

Na sequência, aconteceu a cerimônia oficial de abertura, momento de acolhida no qual o Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom Bruno Elizeu Versari, acolheu as famílias e agradeceu a cada casal que fez esforços para estar no congresso. “Na abertura da nossa assembleia me recordo que Dom Zico fazia a reflexão do dia em que Jesus subiu ao monte e ali orou e depois escolheu os doze. Eu fiquei pensando quantos aqui subiram ao monte, de carro, de ônibus e de avião. E aqui estamos em cima do monte para encontrar jesus.”, afirmou Dom Bruno.

Encerrando a programação do primeiro dia, os congressistas participaram da primeira conferência, conduzida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers.

A família como peregrina da esperança é tema central da primeira conferência

Na reflexão, com o tema “A família, peregrina da esperança”, Dom Ricardo Hoepers destacou o papel essencial da família como Igreja doméstica e como presença viva da esperança cristã na sociedade.

Durante sua fala, o secretário-geral da CNBB ressaltou que, quanto mais peregrinamos, mais percebemos que não precisamos de tantas coisas. “O que realmente precisamos? O que realmente é essencial em nossa vida? É dessa essência que vamos falar neste congresso. O mundo nos distrai, o mundo vem nos tirando o foco, e nós, famílias católicas cristãs, precisamos ajudar as comunidades a encontrar o essencial, o que não pode faltar. Você precisa ajudar quem está ao seu lado”, destacou o bispo.

A conferência foi seguida por um jantar com apresentações culturais, proporcionando um momento de confraternização entre os participantes. A programação do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar segue até o domingo (14), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.

Por Jéssica Nascimento