Neste sábado, dia 16 de novembro, o Santuário da Penha dá início a uma das celebrações mais aguardadas pelos fiéis: a Festa de Nossa Senhora da Penha 2024. O evento, que reúne milhares de devotos todos os anos, celebra a padroeira do Santuário da Penha e marca um momento de fé e tradição religiosa.
A abertura oficial da festa será às 19h, com o tradicional hasteamento da bandeira na imagem da santinha, localizada na entrada do bairro da Penha, em João Pessoa. Em seguida, os fiéis participarão de uma procissão solene até o Santuário da Penha, que se transformará no centro das celebrações ao longo dos próximos dias.
Às 19h30, será celebrada a primeira missa da festa, presidida pelo Dom Paulo Jackson, Arcebispo de Olinda e Recife. Reconhecido por sua espiritualidade e mensagens de fé, Dom Paulo trará uma reflexão especial para abrir a programação.
A Festa de Nossa Senhora da Penha é uma tradição que atravessa gerações. São 261 anos de história. Para os devotos, participar da celebração é mais do que um compromisso religioso, é uma forma de expressar gratidão, pedir bênçãos e renovar a fé.
Segundo o reitor do Santuário da Penha, monsenhor Nereudo Freire, a festa deste ano tem como tema “Senhora da Penha, porque ‘somos todos irmãos’, ajudai-nos a viver a fraternidade e a amizade social¨, destacando a figura da Virgem como intercessora junto a Deus. “Nossa Senhora da Penha é uma mãe amorosa, que acolhe e acompanha os passos de seus filhos. Este momento é especial para refletirmos sobre o amor de Deus manifestado por meio dela”, afirma o sacerdote.
A abertura da festa contará com momentos marcantes:
• 19h: Hasteamento da bandeira e procissão até o Santuário;
• 19h30: Santa Missa presidida por Dom Paulo Jackson.
Os organizadores esperam uma grande participação de fiéis, e toda a estrutura foi preparada para garantir conforto e segurança. Teremos ônibus extras e as força de segurança estão presentes durante todo o novenário.
A tradicional Festa da Penha será celebrada durante nove dias de muita fé e devoção, encerrando-se no dia 24 de novembro com a Missa de Encerramento, às 17h. Um dos momentos mais marcantes acontece no dia 23, com a grandiosa Romaria da Penha, que reúne mais de 500 mil pessoas. A caminhada, que percorre 14 km, sai do centro da cidade em direção ao Santuário da Penha, onde, na chegada, é celebrada uma Missa campal presidida por Dom Manoel Delson, coroando este momento de intensa espiritualidade.
Assessoria de Comunicação