A cidade de João Pessoa vive intensamente, desde o final de julho, um dos momentos mais significativos do seu calendário religioso: a Festa de Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital paraibana. Em 2025, a celebração chega aos seus 440 anos, reunindo milhares de fiéis na Catedral Basílica, no centro da cidade, em uma manifestação de fé, tradição e gratidão.
Desde o início do novenário, no dia 27 de julho, a cada noite, a Catedral tem sido o lugar de celebrações repletas de espiritualidade, marcadas por mensagens de esperança, louvor mariano, devoção popular e intensa participação do povo de Deus. Cada missa contou com a presença de diferentes paróquias, comunidades, movimentos e pastorais, fortalecendo os laços da Arquidiocese em torno da Mãe das Neves.
Entre os destaques desses dias, celebraram na Basílica figuras importantes do clero, como o bispo auxiliar Dom Alcivan Tadeus, o bispo emérito de Cajazeiras Dom José González, Dom Nereudo Freire, bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE), o entre outros. Também foram realizado um shows com o dos padres Márcio José. Padre Puan e do padre Nilson Nunes no Parque da Lagoa, reunindo uma verdadeira multidão em noites de evangelização e louvor, como parte da programação da festa.
A cada noite, o novenário não apenas celebra a fé, mas também resgata a memória de uma história construída há mais de quatro séculos, desde que Nossa Senhora das Neves foi declarada padroeira da cidade.
Programação desta segunda-feira (04)
Nesta segunda-feira, 4 de agosto, acontece a 9ª e última noite do novenário, marcando a véspera do grande dia da padroeira. A Santa Missa será celebrada às 19h, na Catedral, e contará com a presença de Dom Genival Saraiva, bispo emérito da Diocese de Palmares (PE). Dom Genival já administrador apostólico da arquidiocese da Paraíba entre os anos de 2016 e 2017.
Grande dia: 5 de agosto – Solenidade de Nossa Senhora das Neves
A terça-feira, 5 de agosto, será o grande dia da festa, reunindo o ápice das comemorações em honra a Nossa Senhora das Neves. A data litúrgica da padroeira da cidade contará com uma programação intensa, desde as primeiras horas da manhã até o final da tarde.
Um dos momentos mais esperados será a bênção sobre a cidade de João Pessoa e todo o estado da Paraíba, com a imagem de Nossa Senhora das Neves, que acontecerá às 8h45, no mezanino da Catedral Basílica. É um instante forte de oração pública e intercessão pela paz, pela justiça e pelas necessidades do povo paraibano.
Logo em seguida, às 9h, será celebrada a Missa Solene, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Manoel Delson, com a presença do clero arquidiocesano. Ao longo do dia, haverá momentos de oração, cuidado com os enfermos e encerramento com a grande procissão pelas ruas da cidade.
Confira a programação do dia 5 de agosto (terça-feira):
• 08h45 – Bênção da cidade e do estado com a imagem de Nossa Senhora das Neves, no mezanino da Catedral
• 09h – Missa Solene | Presidida por Dom Manoel Delson
• 12h – Celebração com o rito da Unção dos Enfermos | Pe. Sandro Santos
• 15h – Santo Terço com a participação do Terço dos Homens
• 16h – Missa de encerramento | Presidida por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba
• Procissão – Logo após a Missa das 16h
A Arquidiocese da Paraíba convida todos os fiéis, peregrinos, moradores e visitantes da capital para viverem com alegria e fé esse tempo de bênçãos, colocando-se aos pés da padroeira, Nossa Senhora das Neves, Mãe que acompanha, protege e intercede por seus filhos e filhas há 440 anos.
Assessoria de Comunicação