Dom Bruno Versari destaca missão da família como catequista da esperança cristã

As reflexões do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar continuam na tarde deste sábado (13). A conferência “Educar para a esperança cristã – a catequese na família, com a família e da família” foi ministrada pelo presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Bruno Elizeu Versari.

O bispo destacou a missão educativa da família na transmissão da fé e no testemunho do amor de Deus. Recordou que, ao criar o homem e a mulher, Deus os chamou à existência por amor e, consequentemente, ao amor. “O testemunho de amor é a melhor catequese para os filhos”, afirmou.

Durante sua exposição, Dom Bruno ressaltou também o papel insubstituível dos pais como primeiros educadores da fé. Citando o Concílio Vaticano II, lembrou que essa função educativa é tão essencial que dificilmente pode ser suprida por outra instância. “A família é a primeira escola de virtudes sociais, chamada a ser uma verdadeira Igreja doméstica, uma comunidade de vida, amor e fé”, destacou.

Por fim, Dom Bruno incentivou as famílias a serem protagonistas da evangelização e testemunhas da esperança cristã no mundo atual, apesar das dificuldades e dos desafios da vida moderna, confirmando sua missão de ser “Igreja doméstica”.

Baixe a apresentação em slides disponibilizada por Dom Bruno Elizeu Versari.