Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2025 reúne Igreja da Paraíba para refletir sobre o Pilar da Caridade

A Arquidiocese da Paraíba realizou, nos dias 7 e 8 de novembro, a sua Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2025, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba. O encontro reuniu os bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas de todas as regiões pastorais, num grande momento de unidade, escuta e discernimento missionário.

Este ano, a assembleia refletiu o tema:
“O Pilar da Caridade no Plano Pastoral Arquidiocesano, à luz da Doutrina Social da Igreja”, iluminado pela forte afirmação do Concílio Vaticano II:
“É a pessoa humana que deve ser salva, é a sociedade humana que deve ser renovada.” (GS, n.3)

Uma abertura marcada pela oração e pela memória da caminhada

Na noite do dia 7, a abertura foi marcada por um profundo momento de oração comunitária, que conduziu os participantes a uma experiência de silêncio, escuta e entrega ao Espírito Santo. A equipe de coordenação apresentou também uma síntese da 1ª etapa da assembleia, realizada nas foranias ao longo do ano, destacando as principais contribuições e desafios identificados pelas comunidades.

Essa retomada da caminhada reforçou o espírito de corresponsabilidade pastoral que tem guiado a Arquidiocese na vivência dos pilares e na concretização do Plano Pastoral.

Formação, reflexão e direcionamentos para a missão

O sábado, dia 8, foi dedicado integralmente à formação e aprofundamento do tema central, com momentos de estudo, reflexão e partilha. A Caridade compreendida como serviço, compromisso social e amor concreto aos mais necessitados foi analisada à luz da Doutrina Social da Igreja, iluminando caminhos para fortalecer a presença missionária da Igreja no território arquidiocesano.

Os participantes foram convidados a reconhecer as realidades mais desafiadoras da sociedade atual e, a partir do Evangelho, pensar ações concretas que respondam às urgências da vida do povo. O dia concluiu com o envio, reforçando o compromisso de todos em seguir edificando uma Igreja que caminha com o coração aberto, solidário e próximo.

A Assembleia Arquidiocesana de Pastoral 2025 reafirmou a missão de nossa Igreja de ser sinal de esperança, justiça e caridade, renovando nossa caminhada de fé e serviço. Unidos, seguimos peregrinando, construindo uma sociedade mais fraterna e cuidando, com amor, da dignidade de cada pessoa.

Assessoria de Comunicação