Destaque, Notícias

Fruto da última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2019, foi publicada a 1ª Carta Pastoral à Arquidiocese da Paraíba, assinada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Manoel Delson. A Carta traz como tema “Habitar a Cidade com a Alegria do Evangelho”, que também foi o tema de reflexão da referida Assembleia.

“Não é um slogan, é uma necessidade vital e irrenunciável para nossa ação evangelizadora. Queremos, sempre mais motivados pelas pertinentes palavras do Papa Francisco, habitar a cidade que nos envolve como uma Igreja em saída”, explica o Arcebispo.

A Carta Pastoral foi entregue aos padres e diáconos no último dia 4 de março, durante reunião ordinária do clero, e agora está disponível a todos os agentes pastorais, membros das novas comunidades e todos os leigos e leigas que desejarem conhecer as propostas da caminhada pastoral da Arquidiocese pelos próximos 4 anos.

“Com esta carta Pastoral, que a todos dirijo com particular afeto, quero manifestar também, amados irmãos e irmãs, a nossa plena comunhão e fidelidade criativa ao nosso querido Papa Francisco. Com sua simplicidade enraizada no Evangelho, e com seu coração de pai e pastor, ele tem desafiado toda Igreja para um tempo de renovação espiritual e de irrenunciável conversão pastoral, recolocando no centro de toda vida cristã, e de todo agir eclesial, a boa notícia da infinita Misericórdia de Deus. Como ficar indiferente a esta primavera da misericórdia com que Deus, pela voz do sucessor de Pedro, nos convoca? É tempo de redobrarmos nossa oração pelo Papa Francisco e de renovarmos, em nossas comunidades e em nossos corações, nossa fidelidade ao Evangelho. Não podemos adiar nossa conversão missionária. Este é o tempo favorável! Vivamos esta hora, de graça e de misericórdia, com jubilosa alegria”, diz Dom Delson na Carta.

PLANO PASTORAL

A Coordenação Arquidiocesana de Pastoral divulga, também, o Plano Pastoral para o Quadriênio 2020 – 2023. Segundo o Mons. Ivonio Cassiano, coordenador arquidiocesano de Pastoral, o Plano serve de orientação para todas as ações pastorais que serão vividas na Arquidiocese. “Este Plano de Pastoral, em consonância com as DGAE* (2019-2023), provindas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quer oferecer um caminho de ações pastorais às mais diversas realidades presentes no território arquidiocesano: Paróquias, Pastorais, Movimentos, Setores, Novas Comunidades… Sempre recordando que tal caminho é fruto de nossa caminhada e, também, a partir da realização da última Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, realizada em novembro de 2019”.

*DGAE: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, documento da CNBB

Carta Pastoral Dom Delson

Plano Pastoral 2020

Agenda, Destaque, Notícias
Entre os dias 12 e 15 de março, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no bairro Mandacaru, em João Pessoa, recebe o Arcebispo da Paraíba na sua primeira Visita Pastoral de 2020. Serão 4 dias de programação intensa, que inclui visita às comunidades, reuniões setoriais, encontros e celebrações.

Dom Manoel Delson iniciou seu roteiro de Visitas Pastorais ano passado e pretende seguir pelos próximos anos. “A Arquidiocese tem, atualmente, 94 Paróquias e, com certeza, novas vão surgir. Não sei quanto tempo posso levar e nem se conseguirei ir a todas, mas a intenção é visitar o maior número possível de Paróquias”, explica.

A Visita Pastoral, prevista pelo Código de Direito Canônico, consiste na visita do Bispo Diocesano onde ele possa conhecer a realidade local através das pessoas, lugares e instituições, estando atento às necessidades e levando orientações pertinentes.

“Além do ‘dever’, a Visita Pastoral contém muito amor. É um momento muito rico e muito forte para o bispo estar diante de suas ovelhas, poder ouvi-las, ir ao encontro delas, estar com elas conversando, rezando, tomando um café, celebrando. Espero em Deus conseguir realizar a missão que ele me confia”, afirma Dom Delson.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus atualmente está com uma subdivisão, que é a Área Pastoral Santo Inácio de Loyola. Juntas, as duas abrangem os bairros de Mandacaru, Bairro dos Ipês, Bairro dos Estados, Alto do Céu, Jardim Esther, Beira Molhada, Porto de João Tota, Salinas Ribamar e Padre Zé, num agrupamento de 11 comunidades.