Vigília Pascal na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves

Neste sábado, dia 30 de Março, às 18h, na Arquidiocese da Paraíba, será celebrada a Vigília Pascal, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves. A Vigília Pascal é um dos momentos mais sagrados do calendário litúrgico cristão, marcando a passagem da escuridão para a luz, da morte para a vida. Esta cerimônia, rica em simbolismo e significado, celebra a ressurreição de Cristo e sua vitória sobre o pecado e a morte.

A Vigília Pascal é uma das celebrações mais antigas e significativas do cristianismo, que remonta aos primeiros séculos da Igreja. Sua origem está profundamente enraizada na tradição judaica, especificamente na festa da Páscoa judaica, que comemora a libertação do povo de Israel da escravidão no Egito.

Na tradição cristã, a Vigília Pascal é celebrada na noite do Sábado Santo, que antecede o Domingo de Páscoa. A cerimônia geralmente começa após o pôr do sol e se estende até a meia-noite ou além. Ela é composta por uma série de ritos e símbolos que conduzem os fiéis em uma jornada espiritual da escuridão para a luz, da morte para a vida.

Durante a Vigília Pascal, os fiéis se reúnem em comunidade para testemunhar e participar da ressurreição de Cristo. A liturgia inclui a bênção do fogo novo, que simboliza a luz de Cristo que ilumina as trevas do mundo; a liturgia da Palavra, que narra a história da salvação desde a criação até a ressurreição de Jesus; a renovação das promessas batismais, que convida os fiéis a reafirmarem seu compromisso com Cristo; e a celebração da Eucaristia, que representa a presença viva de Cristo no meio de Sua comunidade.

O significado da Vigília Pascal é profundo. Ela é um momento de esperança renovada, onde os fiéis são lembrados da promessa da vida eterna que Cristo conquistou para eles através de sua morte e ressurreição. É também um momento de reflexão e renovação espiritual, onde os cristãos são convidados a deixar para trás as velhas maneiras de viver e abraçar a vida nova que Cristo oferece.

Roberval Borba