Um final de semana de muitas atividades na Arquidiocese da Paraíba

Nos dias 11 e 12, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição e no Mosteiro de São Bento aconteceram várias atividades da nossa Arquidiocese.
No dia 11, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral esteve reunido ordinariamente para pensar e discutir sobre o novo estatuto e regimento do Conselho.
O encontro contou com a presença do nosso Arcebispo, Dom Manoel Delson, o coordenador de Pastoral, Padre Márcio José e também vários padres, diáconos, religiosos e leigos que compõem o atual conselho arquidiocesano de pastoral.

Padre Márcio deu início ao encontro falando da importância do Conselho de Pastoral para o andamento das ações da Arquidiocese, agradeceu aos presentes e ressaltou a necessidade de rever o estatuto e regimento do conselho: “O objetivo desse encontro de hoje é dar continuidade a uma efetivação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral. Pensarmos juntos quais são as atribuições de fato, qual vai ser a nossa responsabilidade na Arquidiocese como conselho, pensar e dinamizar as ações através de um estatuto atualizado e dinâmico para evangelizar mais e melhor” disse.

Em seguida, Dom Delson falou da importância dos coordenadores para animar as pastorares, movimentos e serviços da nossa Arquidiocese: “É um serviço que cada um presta a Igreja de Cristo. Ficamos praticamente dois anos sem atividades por conta da pandemia, mas retomas com força e compromisso” afirmou o Arcebispo.
Dom Delson foi convidado a refletir sobre sinodalidade e o papel do Conselho Arquidiocesano de Pastoral: “O processo sinodal é construído de muitas consultas, indagações, para que o povo de Deus participe e ajude ao Papa nesse discernimento, nesse momento que estamos vivendo. A missão da igreja é evangelizar, e essa é uma tarefa de toda a Igreja, de todos nós, todos os batizados. É a comunidade cristã que evangeliza, todos nós evangelizamos, não há evangelização individual, ‘eu evangelizo’ não podemos cair nesse individualismo. A missão da Igreja é uma missão coletiva, a própria essência da Igreja é caminhar juntos e a sinodalidade vem desse conceito de estarmos juntos, assumir a missão que o senhor nos confiou, e a missão é anunciar o evangelho e testemunhar. O conselho tem uma instância sinodal, é para ouvir os leigos, ouvir o povo de Deus, é nessa participação efetiva que a Igreja caminha” disse.

Ainda no sábado, dia 11, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística de nossa Arquidiocese estiveram reunidos no Seminário, um encontro realizado da Pastoral Litúrgica que tem como coordenador o Padre Liginaldo Miguel, sub grupo dos MESC, que tem como coordenador o Diácono Eduardo Soares, e que contou com a participação de 246 ministros de diversas Paróquias da nossa Arquidiocese.
O Facilitador do encontro foi o Frei José Lanoil, OFMConv. Pároco da Paróquia Mãe do Redentor no bairro do Cristo em João Pessoa.
Esse foi o primeiro dos três encontros que serão realizados neste ano de 2023.

Ao mesmo tempo, acontecia o Curso de Formação de Leitores da Arquidiocese da Paraíba. O curso tem uma duração semestral; no último final de semana, foi o primeiro encontro e, no mês de junho, terá o segundo encontro finalizando o ciclo. O curso é presidido pelo Padre Jardel Ferreira.

Já na manhã de domingo 12, aconteceu no Mosteiro de São Bento a Formação Litúrgica Musical em preparação para a Semana Santa e Tríduo Pascal. A formação abordou os aspectos teológicos e pastorais para este tempo litúrgico, além de ensaios das músicas para as celebrações do Tríduo Pascal.

O coordenador de Liturgia da Arquidiocese, Pe. Liginaldo Miguel, e sua equipe de formadores conduziram esta formação.

Roberval Borba