Tudo pertence ao amor!

Um novo ano nos é dado pelo Bom Deus. O coração de quem confia em Jesus Cristo se enche de ação de graças por tamanha dádiva divina. Acreditamos que o romper de um novo ano é sempre uma feliz oportunidade para nos colocarmos confiadamente nas mãos de Deus que tudo governa e que sabe o que é melhor para seus filhos.
Com o Mistério da Encarnação do Filho de Deus no tempo e na história humana, Deus mais uma vez dá largas ao seu amor infinito, coloca diante de nossos olhos e escolhas, uma imerecida vida nova. Estamos ainda vivenciando o espírito natalino, ainda está aquecido em nossos corações o maravilhoso amor de Deus que não se cansa de vir ao nosso encontro. Deus fez-se homem, veio morar no meio de nós, mostrando-nos que Ele não está longe. Ele é o Emanuel, o Deus-Conosco.

No início de um novo ano também somos chamados a refazer nossas prioridades de vida. Diante de tantas exigências, o cristão deve viver, de maneira consciente, sob às exigências de amor do Evangelho de Cristo. Sabemos que toda vida pertence ao amor. Tudo pertence ao amor! Mas que tipo de amor? O verdadeiro amor nasceu na simplicidade de uma manjedoura. Naquela gruta de Belém, o amor aqueceu o mundo inteiro! O amor cristão “não é um amor possessivo e egoísta, como infelizmente é tão frequente o amor humano. Seu amor é puro dom, pura graça, é tudo e somente para nós, para o nosso bem. E assim ele nos atrai, com este amor desarmado e desarmante” (Papa Francisco).

Neste primeiro dia do ano, a liturgia da Igreja nos revela o rosto bondoso da Virgem Mãe de Deus. Celebramos a Solenidade da Mãe de Deus. Para nós católicos, é bastante significativo começar um novo ano sempre sob a proteção da Virgem Maria. Sabemos que a Bondosa Virgem nos guia pela mão rumo à esperança cristã. Quantas coisas nos perturbam nesta vida, quantas exigências afligem nossos corações, “mas na escola de Maria podemos captar com o coração aquilo que os olhos e a mente não conseguem compreender sozinhos, nem podem conter. De fato, trata-se de um dom tão grande que só na fé nos é dado acolher mesmo sem compreender tudo. E, precisamente neste caminho de fé, Maria vem ao nosso encontro, é para nós amparo e guia. Ela é Mãe porque gerou na carne Jesus; é-o porque aderiu totalmente à vontade do Pai” (Papa Bento XVI).

Na escola de Maria, aprendemos amar a Cristo e aos irmãos com desinteressada intenção. Ela nos ensina que a vida só vale a pena quando somos capazes de depositar tudo tudo nas mãos de Cristo. Tudo pertence ao amor! Peçamos à Virgem, mãe de todos os crentes, a mesma alegria que alcançou o coração dos pastores que rodearam a Manjedoura do Menino Deus. Essa alegria não passa, vem de Deus, e vem trazida pelos anjos que cantam para sempre o Glória a Deus. Com Maria, sejamos mensageiros da alegria que não passa aonde quer que estejamos. Não nos cansemos de semear sempre o bem, a verdade, a justiça e a fraternidade nos recantos mais sombrios que esperam a manifestação da paz e do verdadeiro amor que lança fora a tristeza e o egoísmo. Desejo a todos boas festas e um Ano Novo repleto das graças de Deus!