Sete Anos de Pastoreio: Dom Manoel Delson Celebra Marco na Arquidiocese da Paraíba

por Roberval Borba I 20/05/24

Hoje, 20 de maio de 2024, a Arquidiocese da Paraíba comemora com alegria os sete anos de pastoreio de Dom Manoel Delson, cuja liderança tem sido marcada por um fervor renovado e um compromisso constante com a fé e a comunidade.

Nascido em Biritinga, Bahia, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz foi ordenado presbítero em 5 de julho de 1980, ingressando na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Sua dedicação e serviço à Igreja o levaram a ser nomeado bispo em 5 de julho de 2006, sendo ordenado em 24 de setembro do mesmo ano.

Antes de assumir a liderança da Arquidiocese da Paraíba, Dom Delson passou por importantes missões episcopais. Inicialmente, ele foi nomeado bispo da Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte, onde atuou de 2006 a 2012. Posteriormente, foi transferido para a Diocese de Campina Grande, na Paraíba, onde permaneceu até 2017.

Sua chegada à Arquidiocese da Paraíba ocorreu em um momento crucial, em 20 de maio de 2017. Desde então, Dom Delson tem se destacado pela implementação de diversas iniciativas pastorais e sociais. Entre suas principais realizações está o fortalecimento das pastorais e movimentos, a criação do Tribunal Eclesiástico, e também incentivo a formação de novos sacerdotes e leigos, promovendo a educação religiosa e espiritual.

Dom Delson tem sido uma figura central em eventos importantes para a comunidade católica paraibana, como a Romaria da Penha, a Festa Pentecostes, as celebrações da Semana Santa e tantos outros. Ele também tem promovido o diálogo inter-religioso, buscando sempre a unidade e a paz. Sua liderança é reconhecida não apenas dentro da Igreja, mas também pela sociedade civil, que vê nele um defensor dos valores cristãos e dos direitos humanos.

Neste dia especial, a Arquidiocese da Paraíba expressa sua gratidão e celebra com alegria os sete anos de um pastoreio que tem sido um verdadeiro testemunho de fé, dedicação e amor ao próximo. Que muitos outros anos de frutífera missão estejam por vir para Dom Manoel Delson e toda a comunidade arquidiocesana.