Ser luz no mundo!

A vocação dos leigos é uma grande graça que o Senhor concedeu à Igreja, a graça de testemunhar o amor de Deus no coração do mundo. Neste quarto domingo do mês de agosto, o mês vocacional para a Igreja do Brasil, celebramos o domingo dos leigos e catequistas. Trata-se da vocação que só pode ser vivenciada como sal da terra e luz do mundo.

Nosso Senhor sempre chamou para si discípulos e missionários que fossem capazes de dar esse maravilhoso testemunho: “Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo” (Cf. Mt 5,13-14). Os seguidores de Jesus são convocados a dar novo “sabor” à vida cotidiana: “Cada um de nós é chamado a ser luz e sal no próprio ambiente de vida cotidiana, perseverando na tarefa de regenerar a realidade humana no espírito do Evangelho e na perspectiva do Reino de Deus” (Papa Francisco).

A cultura que se impõe à nossa realidade treina-nos para a busca de feitos glamorosos, como se nossa missão pessoal tivesse que realizar grandes marcos históricos. Contudo, as palavras do Evangelho nos pedem simplicidade e constância: ser sal e luz no mundo.

Para o magistério do Papa Francisco, cada um tem “uma tarefa e uma responsabilidade pelo dom da luz da fé que recebeu. Não devemos guardar como se fosse nossa propriedade. Somos, ao invés, chamados a fazê-la resplandecer no mundo, a doá-la aos outros mediante as boas obras”. Com o Apóstolo Pedro, somos também convocados a dizer ao mundo que Cristo é o Messias, o Filho do Deus Vivo.

O testemunho dos leigos no coração do mundo passa pelo necessário testemunho da caridade. Os leigos devem ter no coração a prontidão imediata dessa caridade. A luz da vida cristã que deve brilhar na sociedade reclama naturalmente a cultura da solidariedade e do encontro, ou seja, como bons cristãos, devemos repartir o pão com o faminto, acolher os pobres e peregrinos e cobrir o nu (Cf. Is 58,7). O “glamour” da luz cristã é sempre a partilha de si e dos bens com os outros e jamais a ostentação de esforços que passam ou atropelam os irmãos. Se os pobres e necessitados estão diante do nosso horizonte existencial, não temamos, é Deus também que está a nossa frente nos ensinando o caminho da justiça.

O brilho da luz de Cristo, evidenciado na vida testemunhal dos cristãos, é o brilho da vida solidária que ilumina a vida de tantos homens e mulheres que necessitam de nossas mãos caridosas estendidas. É verdade que a Igreja não tem a missão de colocar-se no lugar do Estado, não temos a missão de fazer o papel estatal, mas o Evangelho de Cristo nos educa a socorrer os pobres, não devemos nos acostumar com o sofrimento de quem espera nossa solidariedade.

Peçamos a Virgem das Neves, a mãe do povo paraibano, que ajude, principalmente, os nossos leigos e catequistas a sempre darem esse pronto testemunho do Evangelho e .da Caridade. Que sejamos sabor nos diversos lugares que se acostumaram com as trevas, e a estes levemos a verdadeira Luz que não se apaga: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida” (Jo 8,12).