Santos Óleos: após 2 anos de restrições, Catedral volta a acolher todo clero na Missa da Unidade

Ainda é límpido na memória o cenário das igrejas vazias na semana mais importante para os cristãos. Porém, após 2 anos de restrições devido à pandemia, a Arquidiocese da Paraíba voltou a celebrar, com a presença dos fieis e de todo clero, a Missa dos Santos Óleos. Na manhã desta Quinta-feira Santa (14), centenas de pessoas celebraram a Missa da Unidade na Catedral Basílica. “Com o coração cheio de alegria, abraço e acolho, paternalmente, cada um dos aqui presentes”, disse, emocionado, o Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

O Arcebispo fez questão de lembrar o período pandêmico: “é chegado o momento do reencontro, momento de dar graças a Deus! Foram tempos de decisões difíceis, mas que pudemos contar com o apoio dos fieis. Eu senti pessoalmente o carinho e a compreensão das pessoas a cada decisão delicada que precisava ser tomada. Também senti as reclamações e compreendo, pois era a forma de viver a dor que estávamos todos sentindo. A revolta por não poder estar com o Corpo de Cristo na Eucaristia. Foram tempos difíceis, de muita provação. Mas vencemos, estamos vencendo ainda, e ainda vamos glorificar muito o nome do Senhor e agradecer a dádiva da vida”.

Na Missa dos Santos Óleos, os padres renovam as promessas sacerdotais, proferidas no dia da ordenação. “É um momento muito importante, de fortalecimento, de unidade e ao fazer isso de forma coletiva, todos juntos, podemos sentir na fraternidade o apoio uns dos outros”, comentou o Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Luiz Júnior.

Os óleos sacramentais abençoados nesta celebração, são usados em todas as paróquias da Arquidiocese até a Páscoa do próximo ano. São 3 óleos: dos enfermos, dos catecúmenos e o crismal.

ÓLEO DO CRISMA: uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no Sacramento da Confirmação (Crisma) e também no Sacramento da Ordem, para ungir os “escolhidos” que irão abraçar o sacerdócio. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

ÓLEO DOS ENFERMOS: é usado no Sacramento da Unção dos Enfermos e significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for a vontade de Deus. A cor que representa esse óleo é o roxo.

ÓLEO DOS CATECÚMENOS: catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor que representa esse óleo é o verde.