Santos Juninos: Tradição e Fé na Arquidiocese da Paraíba

Na Arquidiocese da Paraíba, o mês de junho é marcado pela celebração dos Santos Juninos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Estes santos são venerados com devoção e entusiasmo pela comunidade católica, que se reúne em diversas paróquias para homenageá-los.

Santo Antônio: O Santo Casamenteiro

As festividades começam com Santo Antônio, celebrado no dia 13 de junho. Conhecido como o “Santo Casamenteiro”, Santo Antônio é invocado por aqueles que buscam encontrar um parceiro ou fortalecer seu casamento. Nas igrejas da arquidiocese, é comum a bênção dos pães de Santo Antônio, distribuídos entre os fiéis como sinal de prosperidade e bênção.
Na Arquidiocese da Paraíba, a festa de Santo Antônio começa no dia 1º e segue até o dia 13 de junho, data em que é comemorado o dia do santo padroeiro. Durante esse período, as igrejas e paróquias realizam uma série de atividades religiosas, incluindo missas, trezenas e procissões.
Além das atividades religiosas, a festa de Santo Antônio na Paraíba é também uma grande celebração cultural, que envolve música, dança e culinária local. As ruas das cidades são decoradas com bandeirinhas coloridas e as barracas de comida e bebida se espalham pelas praças.
No território da Arquidiocese da Paraíba, são seis as paróquias dedicadas a Santo Antônio:
Paróquia de Santo Antônio de Pádua, bairro Ernesto Geisel – João Pessoa PB. Rua Maria das Graças Oliveira Cartaxo s/n.
Paróquia Santo Antônio do Menino Deus, bairro Cidade Universitária – João Pessoa PB. Rua Rejane Freire Correia, 2015.
Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, bairro Tambaú – João Pessoa PB. Avenida Olinda s/n.
Paróquia de Santo Antônio – Itatuba PB. Praça Andrade Lima s/n, Centro.
Paróquia de Santo Antônio. Mata Redonda PB. Rua Silvino Bezerra de Lima, 00.
Paróquia Santo Antônio. Marcos Moura. Santa Rita. Rua Doutor Francisco Retumba s/n.

São João: O Profeta e Precursor de Cristo

O ponto alto das comemorações juninas é o dia de São João, celebrado em 24 de junho. São João Batista, conhecido como o “Precursor de Cristo”, é lembrado por sua vida de humildade e pelo batismo de Jesus no Rio Jordão. As celebrações em sua honra incluem missas solenes, procissões iluminadas por fogueiras e fogos de artifício, que simbolizam a luz de Cristo trazida ao mundo.

A Arquidiocese da Paraíba busca preservar as raízes culturais e religiosas dessa que é uma das celebrações religiosas mais populares da região do Nordeste do Brasil, reafirmando a devoção ao santo padroeiro. Os festejos têm início, na maioria das paróquias que tem São João como padroeiro, no dia 15 de junho, e se estendem até o dia 24, proporcionando um ambiente de confraternização e alegria para todos os participantes.

As comemorações são marcadas por diversas atividades culturais e religiosas, como quadrilhas juninas, apresentações musicais, barracas de comidas típicas e a realização de novenas em honra a São João. O público é convidado a se envolver nas danças tradicionais, como o forró e o baião, além de apreciar as deliciosas iguarias juninas.

Aqui na Arquidiocese da Paraíba, são cinco as paróquias dedicadas a São João:
Paróquia São João Batista. Rua Jornalista José Ramalho, s/n, Costa E Silva – João Pessoa.
Paróquia São João Batista. Rua Ilza Ribeiro, 00, Jacumã – Conde.
Paróquia São João Batista. Rua Júlio César, 150, Conjunto Mário Andreazza – Bayeux.
Paróquia São João Batista. Rua São João, s/n, Centro – Itapororoca.
Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João Batista. Rua João Ferreira Alves, s/n, Centro – Riachão Do Poço.

São Pedro: O Primeiro Papa

Fechando o ciclo das festas juninas, São Pedro é celebrado no dia 29 de junho. Considerado o primeiro Papa e um dos pilares da Igreja Católica, São Pedro é lembrado por sua fé inabalável e seu papel como líder dos apóstolos.
A devoção a São Pedro é muito forte e popular no Nordeste do Brasil, e como a região nordestina possui uma extensa costa e uma forte tradição pesqueira, a figura de São Pedro é venerada e celebrada por muitas comunidades costeiras e ribeirinhas.
Em algumas paróquias da Arquidiocese são celebrados um novenário, que, como o próprio nome já diz, são 9 noites de muitas festas; neste caso as comemorações têm início no dia 20 de junho, se encerrando no dia 29. Em outras celebram um tríduo, que são três noites dedicadas aos festejos de São Pedro. Além das missas diárias, a festa também conta com procissões terrestres e marítimas, as quermesses, que animam as noites dos fiéis e visitantes, e a culinária típica que é um destaque à parte.

Na Arquidiocese da Paraíba, são seis as paróquias dedicadas a São Pedro:
Paróquia São Pedro Pescador, na Avenida Maria Rosa, 1124 no bairro de Manaíra.
Paróquia São Pedro, Rua Newton Timóteo de Souza, 25, em Brisamar.
Paróquia São Pedro, na Rua Pedro de Azevedo Cruz, 94, Centro – Serra Redonda.
Paróquia São Pedro Apóstolo, na Rua Daura Saraiva, 559, Jardim Aeroporto, no município de Bayeux.
Paróquia São Pedro e São Paulo, na Praça Padre João, 32, no centro de Mamanguape.
Paróquia São Pedro e São Paulo, na Rua Patos s/n, em Santa Rita.

Unindo Tradição e Fé

As celebrações dos Santos Juninos na Arquidiocese da Paraíba são mais do que eventos religiosos; são momentos de união, cultura e fé. Eles resgatam tradições seculares e fortalecem os laços comunitários, unindo fé e cultura em uma celebração que honra os santos e enriquece a vida espiritual dos fiéis.

Os festejos juninos na Paraíba são uma expressão vibrante da fé católica, onde a devoção aos santos é celebrada com entusiasmo e alegria. A cada ano, as celebrações reafirmam a importância da tradição e da espiritualidade na vida da Igreja particular da Paraíba, mantendo viva a herança cultural e religiosa