Retornar para Deus!

A Quaresma é o tempo que nos é dado para vivenciar uma preparação longa para a Páscoa do Senhor. Através da liturgia da Igreja, este tempo nos convida ao empenho da oração, do jejum e da prática da caridade. Nas palavras do Papa Francisco da última quarta-feira de cinzas, “a quaresma mergulha-nos num banho de purificação e despojamento: ajuda-nos a retirar toda a ‘maquiagem’, tudo aquilo de que nos revestimos para brilhar, para aparecer melhores do que somos. Voltar ao coração significa tornar ao nosso verdadeiro eu e apresentá-lo nu e sem disfarces, como é diante de Deus. Significa olhar dentro de nós mesmos e tomar consciência daquilo que somos realmente, tirando as máscaras que muitas vezes utilizamos, diminuindo a corrida do nosso frenesim, abraçando a vida e a verdade de nós mesmos. A vida não é um teatro, e a Quaresma convida-nos a descer do palco do fingimento e regressar ao coração, à verdade daquilo que somos. Regressar ao coração, regressar à verdade.”

A Quaresma é um tempo de volta para Deus e para a interioridade do nosso coração. Esse regresso deve ser realizado com coragem e verdade. Sabemos que o tempo quaresmal é um tempo especial de escuta do Senhor, da Sua Palavra. Acolhendo a Palavra de Deus e todos os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo durante esse tempo penitencial, o Senhor nos levará ao fruto da conversão: “Quanto mais nos deixarmos envolver pela sua Palavra, tanto mais conseguiremos experimentar a sua misericórdia gratuita por nós. Portanto não deixemos passar em vão este tempo de graça, na presunçosa ilusão de sermos nós o dono dos tempos e modos da nossa conversão a Ele.” (Papa Francisco). A Páscoa desabrochará na vida de cada um, como tempo da ressurreição e da plenitude da vida.

Revistamos também de gestos de caridade. Somente o amor vence o egoísmo que nos afasta de Deus. A melhor forma de contribuirmos para o crescimento da vida é através do amor, da caridade, da generosidade. Quando realmente nos convertemos ao Senhor, Ele mesmo nos leva ao socorro dos nossos irmãos, nos constituindo bons samaritanos para as dores e os sofrimentos dos homens e mulheres deste tempo. A maior de todas as caridades consiste em oferecer Cristo aos irmãos!
Que o caminho quaresmal que iremos trilhar com o Senhor, que já venceu o nosso pecado e a nossa morte, nos ajude a perceber os horizontes transformadores de Sua Graça em nosso viver. O Senhor caminha conosco! A cruz de Cristo que se põe diante dos nossos olhos não é sinal de desânimo e desesperança, mas significa a força que precisamos para retornar para o Senhor Ressuscitado e para o cuidado de nossos irmãos. Uma santa e frutuosa Quaresma para todos!