Quarto Dia da Visita à Europa: Reunião com a Cáritas Alemã Destaca Questões Sociais e Parcerias para o Nordeste

No quarto dia da visita à Europa, a presidência da CNBB NE2 e a Cáritas Regional Nordeste 2 continuaram seu cronograma com uma importante reunião na sede da Cáritas Alemã, em Friburg, Alemanha, no dia 6 de setembro. Após o deslocamento de Madrid para Friburg, os bispos se reuniram com Claúdio Moser e Manuel Brettschneider, responsáveis pela supervisão dos projetos da Cáritas na América Latina.

A Cáritas Alemã tem desempenhado um papel essencial no apoio a diversas organizações no Brasil, especialmente nas áreas de Migração e Refúgio, Mudanças Climáticas, Convivência com o Semiárido, e Programas voltados para Crianças, Adolescentes e Juventudes. Durante o encontro, os bispos expressaram sua gratidão pela parceria frutífera e aproveitaram a ocasião para compartilhar preocupações urgentes que afetam o Nordeste brasileiro.

Entre as questões levantadas, os bispos destacaram os desafios impostos pelo modelo de implantação dos complexos eólicos no Nordeste, o uso excessivo de agrotóxicos nas plantações e a dificuldade enfrentada por muitas organizações sociais para manter suas ações devido à falta de apoio financeiro. Essas preocupações refletem os desafios estruturais e ambientais enfrentados pela população da região, que afetam diretamente a qualidade de vida e a sustentabilidade das comunidades locais.

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba e bispo referencial da Cáritas Regional Nordeste 2, enfatizou a importância da parceria com a Cáritas Alemã. Ele destacou o processo de regionalização que a Cáritas do Nordeste 2 tem vivenciado e a necessidade de desenvolver projetos que respeitem e valorizem a realidade local. Para Dom Delson, esse apoio é essencial para a construção de uma sociedade mais digna, justa e solidária.

A visita dos bispos à Europa segue até o dia 14 de setembro. Além de Dom Delson, integram a comitiva Dom Antônio, bispo da Diocese de Petrolina e vice-presidente da CNBB NE2, Dom José Luiz, bispo da Diocese de Pesqueira e secretário do regional, e Neilda Pereira, secretária executiva da CNBB NE2. A agenda visa fortalecer as relações internacionais e captar novas parcerias para projetos que beneficiem o povo nordestino em diversas áreas sociais.

Esta reunião na Cáritas Alemã reafirma o compromisso da Igreja com a busca por soluções sustentáveis e justas para os desafios que afligem as populações mais vulneráveis do Nordeste, evidenciando o papel crucial da solidariedade internacional no apoio a essas iniciativas.