Quaresma, caminho de conversão!

O Papa Francisco tem belíssimas catequeses sobre o sentido espiritual da Quaresma, e uma delas afirma o seguinte: “A Quaresma é uma viagem que envolve toda a nossa vida, tudo de nós mesmos. É o tempo para verificar as estradas que estamos percorrendo, para encontrar o caminho que nos leva de volta a casa, para redescobrir o vínculo fundamental com Deus, do qual tudo depende”. Todo o caminho quaresmal nos fala sobre um regresso, a volta do Filho Pródigo arrependido que tem convicção que o Pai perdoa, e não importa o tamanho da falta. Deus é um Pai Bondoso que perdoa seus filhos, desde que estejam abertos ao caminho de conversão.

Quaresma é tempo de percorrer esse caminho de conversão. Só assim voltaremos para Deus. Precisamos fazer uma grande revisão de nossos atos. Quantas fragilidades nos cercam, mas não podemos nos acostumar com o pecado. Errar é compreensivelmente humano, mas comprometer a vida com a estrutura do pecado é diabólico. O tempo quaresmal nos chacoalha, nos questiona e nos faz pensar gravemente sobre como estamos levando nossa vida, relações interpessoais… Esse tempo litúrgico tem uma particularidade especial, a de confrontar nossa própria vida com o que deve ser essencial: Deus. Estamos caminhando no mundo, como filhos de um Pai Bondoso que nos chama à conversão? A resposta é pessoal e deve ser levada a peito, ainda que não tenhamos força suficiente para lutar com o pecado e mal.

A Igreja nos ensina que a Quaresma é um prolongado ato penitencial que nos lembra que a Misericórdia de Deus deve ser suplicada. Não devemos nos desesperançar da Misericórdia de Deus. O Senhor constantemente quer nos perdoar, mas necessitamos da humildade e da coragem de voltar para Ele. Quaresma é tempo de ingressar decididamente nessa viagem de volta ao essencial e não podemos esmorecer, mas, com afinco, deixar Deus desmascarar nossas ilusões com a vida velha: “a viagem de regresso a Deus vê-se dificultada pelos nossos apegos doentios, impedida pelos laços sedutores dos vícios, pelas falsas seguranças do dinheiro e da ostentação, pela lamúria que paralisa.
Para caminhar, é preciso desmascarar estas ilusões” (Papa Francisco).

Neste final de semana, a Arquidiocese da Paraíba celebra 130 anos de Ereção Canônica como Diocese e 110 como Arquidiocese. Quantas graças já foram derramadas em nosso meio. Como Igreja Particular, temos a permanente missão de levar Jesus Cristo a todos! Que as exigências quaresmais sejam levadas a peito por todos nós, bispos, sacerdotes, religiosos e todo o povo de Deus. O Senhor espera uma resposta generosa de conversão de nossa parte.

Que a decisão da Virgem Maria em amar a Deus com amor absoluto nos ajude na luta contra nossas fraquezas e pecados. Que a sua doce presença nos acompanhe neste caminho quaresmal para a Páscoa de Seu Filho Jesus e que nunca nos falte o amor pelo Senhor e pelos irmãos. Afinal, a caridade cobre uma multidão de pecados” (Cf. Pr 10,12). Uma boa e santa quaresma para todos.