Primeira etapa do Retiro Anual do Clero da Arquidiocese da Paraíba no Convento de Ipuarana termina amanhã.

Teve início, no dia 21 de agosto, o retiro anual do clero da Arquidiocese da Paraíba, que acontece no Convento de Ipuarana, na cidade de Lagoa Seca. O evento, que se estenderá até amanhã, dia 24, marca a primeira etapa do retiro, e tem como tema central “Renovai em seu coração o espírito de santidade”.

O pregador escolhido para conduzir as reflexões e palestras durante o retiro é Dom Dorival Barreto, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, na Bahia, e secretário do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Dorival é conhecido por sua eloquência e profundo conhecimento teológico, sendo uma figura respeitada e admirada no cenário religioso.

A escolha do tema “Renovai em seu coração o espírito de santidade” reflete o desejo da Arquidiocese de incentivar a busca pela santidade e pelo aprimoramento espiritual entre os membros do clero. Durante os dias do retiro, serão abordados diversos assuntos relacionados à espiritualidade, vida pastoral e o papel do clero na sociedade contemporânea.

O retiro, além de promover a formação e aprofundamento espiritual do clero, também é um momento de confraternização e fortalecimento dos laços de união entre os padres e bispos da arquidiocese. É uma oportunidade para eles compartilharem experiências, desafios e conquistas, fortalecendo assim o trabalho conjunto.

No Convento de Ipuarana, os participantes são recebidos em um ambiente tranquilo e propício à oração e meditação. Além das atividades programadas, também são disponibilizados momentos de retiro pessoal, onde cada padre ou bispo tem a oportunidade de dedicar tempo para sua espiritualidade individual e reabastecer-se para os desafios futuros.

O retiro anual do clero da Arquidiocese da Paraíba é um momento importante e aguardado pelos participantes, que esperam que essa experiência contribua para o fortalecimento e renovação pessoal, bem como para o desenvolvimento da missão pastoral que exercem em suas respectivas comunidades.

A Arquidiocese da Paraíba acredita que o retiro é um momento de recarga espiritual e capacitação, essencial para que os membros do clero possam servir de forma mais efetiva e dedicada à sua comunidade, levando a mensagem de amor e esperança aos fiéis.

O clero da Arquidiocese da Paraíba, com Dom Dorival Barreto, vivenciará dias de intensas reflexões, orações e partilhas, visando a renovação interior e o fortalecimento do compromisso com a santidade e com a missão evangelizadora. Esse retiro proporcionará um momento especial de encontro com Deus, necessário para enfrentar os desafios cotidianos e reafirmar o chamado à vocação sacerdotal.

O retiro anual do clero da Arquidiocese da Paraíba é um momento significativo e inspirador para todos os participantes, que buscam se renovar espiritualmente e aprofundar seu compromisso com a fé e a evangelização.

Roberval Borba