Presidência da CNBB NE2 e Cáritas Regional Nordeste 2 Fortalecem Laços com Organizações em Madrid

No dia 4 de setembro de 2024, o arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, junto à presidência da CNBB Regional Nordeste 2 e representantes da Cáritas Regional Nordeste 2, dedicou o segundo dia de sua agenda em Madrid, Espanha, para realizar visitas a duas importantes organizações católicas: o Fundo “Nova Evangelização” e Manos Unidas.

Essas visitas fazem parte de uma agenda maior que se estenderá até o dia 14 de setembro, com o objetivo de estreitar parcerias internacionais e fortalecer ações de evangelização e solidariedade voltadas para as regiões mais pobres do Brasil, em especial, o Nordeste.

Fundo “Nova Evangelização”

A primeira visita foi ao Fundo “Nova Evangelização”, onde a delegação foi recebida pelo diretor Juan Martínez Sáez. O fundo é mantido por contribuições significativas da Conferência Episcopal Espanhola, além de doações voluntárias de dioceses espanholas, Institutos de Vida Consagrada, outras instituições eclesiais e indivíduos que desejam contribuir com a propagação do Evangelho em países mais pobres. Na ocasião, Martínez Sáez detalhou a missão do fundo, ressaltando sua importância para o apoio a projetos evangelizadores e solidários ao redor do mundo.

Manos Unidas

A segunda visita do dia foi à sede da organização Manos Unidas, que trabalha em prol do desenvolvimento humano integral e da erradicação da fome e da pobreza no mundo. Os representantes Juan Amunategui, Carlos Vicente e Francisco apresentaram a história da instituição, as áreas de atuação e as prioridades atuais da organização. Durante o encontro, os bispos da presidência da CNBB NE2 expressaram sua gratidão pela parceria de longa data com Manos Unidas, destacando a relevância dos projetos apoiados pela organização nas dioceses do Regional Nordeste 2.

Carlos Vicente, representante da organização, enfatizou o trabalho que a Cáritas Regional Nordeste 2 vem realizando no Brasil e manifestou grande satisfação em receber os bispos na sede de Manos Unidas, reiterando o desejo de continuar com a colaboração em projetos futuros, especialmente nas regiões mais vulneráveis do Nordeste brasileiro.

A Importância das Parcerias

Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba e bispo referencial da Cáritas Regional Nordeste 2, destacou a importância dessas visitas, reforçando que as parcerias com organizações internacionais, como o Fundo “Nova Evangelização” e Manos Unidas, são fundamentais para o desenvolvimento de iniciativas que promovem a justiça social e a propagação da fé em comunidades carentes. “Agradecemos imensamente o apoio que essas instituições têm dado às nossas dioceses, e esperamos continuar a trabalhar juntos, levando esperança e transformação às regiões mais necessitadas”, afirmou Dom Delson.

Participantes da Delegação

Além de Dom Manoel Delson, a delegação da CNBB NE2 é composta por Dom Antônio, bispo da Diocese de Petrolina e vice-presidente do Regional, Dom José Luiz, bispo da Diocese de Pesqueira e secretário do Regional, e Neilda Pereira, Secretária Executiva da CNBB NE2. A agenda internacional segue até o dia 14 de setembro, com mais encontros voltados para o fortalecimento de parcerias em prol da evangelização e da solidariedade global.

Assessoria de comunicação.