Pregar o perdão!

A Quaresma é o tempo especial em que nos agarramos à Misericórdia de Deus, com toda a esperança do nosso coração. Sem o Perdão de Deus nada seríamos. E na Misericórdia Divina, encontramos a Verdade de Cristo. Misericórdia e Verdade são a mesma face do rosto de Deus. “Este é o coração de Deus, perdoa sempre porque Deus é compassivo. Não nos esqueçamos de como é a maneira de Deus: Deus é próximo, compassivo e terno, este é o modo de ser de Deus” (Papa Francisco).

O Papa Francisco ainda diz que “vivemos atualmente onde tudo parece frágil e incerto,
falar de esperança poderia parecer uma provocação. O tempo da Quaresma é feito para ter esperança, para voltar a dirigir o nosso olhar para a paciência de Deus, que continua
a cuidar da sua Criação, não obstante nós a maltratamos com frequência.” Às vezes queremos desistir dos caminhos do Senhor. O tempo quaresmal renova essa esperança, oferece-nos uma esperança reconciliadora. Portanto, aos fiéis católicos, cabe a frequente busca do Sacramento da Reconciliação como lugar especial de preparação para a Páscoa do Senhor. “Recebendo o perdão no Sacramento que está no centro do nosso processo de conversão, tornamo-nos, por nossa vez, propagadores do perdão: tendo-o recebido nós próprios, podemos oferecê- lo através da capacidade de viver um diálogo solícito e adotando um comportamento que conforta quem está ferido. O perdão de Deus, através também das nossas palavras e gestos, possibilita viver uma Páscoa de fraternidade” (Papa Francisco).

Um dos frutos do tempo quaresmal é o empenho pela fraternidade universal. Ao nos prepararmos para a Páscoa do Senhor, o mundo inteiro vai sendo banhado pela Misericórdia de Deus, e esta sempre solicita a comunhão com os irmãos, e até mesmo uma comunhão com quem pensa ou reza diferente. Sejamos propagadores do Perdão de Deus em nossos locais de convivência: família, trabalho, igrejas… Sejamos permanentes promotores da amizade social. O perdão que recebemos de Deus torna-se mais fecundo quando o alargamos em nossas relações. Não podemos reter o que de graça recebemos das mãos bondosas de Deus.

Quantas vezes esbarramos na falta de perdão porque somos orgulhosos. Consideramo-nos superiores diante daqueles que nos ofenderam. Preferimos muitas vezes nos alimentar do rancor. Isto nos causa um dano profundo na alma. Precisamos nos esforçar para perdoar sempre. Esta é uma das grandes lições do Evangelho de Cristo. Não há outro caminho! Estamos avançando cada vez mais para as alegrias Pascais. Celebraremos o Mistério Redentor e Salvador de Cristo. Ele já nos deu o perdão de Deus na cruz. O que precisamos fazer é acolher esse perdão. Não deixar passar a graça reconciliadora! Receber e dar perdão!

Que a Virgem Maria, que permaneceu aos pés da cruz, nos tome pela mão e nos torne
sempre abertos a Deus e aos irmãos. Que o tempo da quaresma nos ajude a acolher com generosidade o perdão de Deus sem nos esquecermos do perdão mútuo com nossos irmãos.