Pastoral Litúrgica Promove Formação para Cerimoniários com Estudo da 3ª Edição do Missal Romano

por Roberval Borba I 04/05/24

A Arquidiocese da Paraíba, por meio de sua Pastoral Litúrgica, realizará uma formação especial para cerimoniários, focada no estudo da 3ª Edição do Missal Romano (Instrução Geral). Este evento, que ocorre no próximo sábado, dia 8 de junho de 2024, para aprofundar os conhecimentos e práticas daqueles que desempenham um papel fundamental na liturgia da Igreja.

A formação será assessorada pelo Padre Pedro Patrício e acontecerá no Auditório da Livraria Paulinas, das 9h às 11h. Durante este encontro, os participantes terão a oportunidade de se aprofundar nas orientações e rubricas do Missal Romano.

Os cerimoniários desempenham um papel essencial na liturgia da Igreja. São eles os responsáveis por garantir que as celebrações litúrgicas ocorram de maneira ordenada e solene, respeitando as normas e tradições da Igreja. Seu serviço vai além da simples organização; eles ajudam a criar um ambiente de reverência e devoção, permitindo que a assembleia se concentre plenamente no mistério celebrado.

A formação contínua é vital para os cerimoniários, pois a liturgia é viva e, mesmo dentro de sua estrutura tradicional, está sujeita a atualizações e esclarecimentos, como é o caso da 3ª Edição do Missal Romano. Esta nova edição traz nuances e orientações que visam enriquecer ainda mais as celebrações, promovendo uma experiência litúrgica mais profunda e significativa para todos os fiéis.

Os interessados em participar da formação para cerimoniários podem se inscrever acessando o link disponibilizado aqui. A participação é aberta a todos os cerimoniários da arquidiocese, aqueles que desejam aprofundar seu conhecimento sobre a liturgia.

Este evento representa uma excelente oportunidade para todos que servem no altar aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contribuindo assim para a beleza e profundidade das celebrações litúrgicas em nossas paróquias.

A Arquidiocese da Paraíba convida todos os cerimoniários a participarem desta formação enriquecedora, na certeza de que a liturgia, bem celebrada, é um caminho privilegiado.