Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese da Paraíba realiza Fórum de Combate à violência contra a pessoa idosa nesta quinta feira, dia 15.

A Arquidiocese da Paraíba através da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), realiza nesta quinta-feira (15), Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, o Primeiro Fórum de Combate à violência contra a pessoa idosa. O evento, vai contar com a participação de profissionais da área da saúde, assistência social e jurídica, tem como objetivo discutir ações e políticas públicas que visem a proteção e o bem-estar dos idosos.

Durante o Fórum, serão debatidos temas como prevenção da violência física e psicológica, abuso financeiro e abandono familiar, a importância de se estabelecer redes de proteção e apoio aos idosos, e tantos outros.

O Ministério dos Direitos Humanos (MDH), divulgou balanço do primeiro semestre do ano passado, dados do Disque 100 sobre o tema. Segundo as informações, de janeiro a 2 de junho de 2022, foram registradas mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas.

“Em mais de 87% das denúncias (30.722) as violações ocorrem na casa onde o idoso reside”, acrescenta o ouvidor nacional de Direitos Humanos, Nabih Chraim. Destas, 16 mil ocorreram na casa onde residem a vítima e o suspeito. Entre os agressores, os filhos são os principais responsáveis pela violação, figurando como suspeitos em mais de 16 mil registros, seguidos por vizinhos (2,4 mil) e netos (1,8 mil).

Vítimas com faixa etária entre 70 e 74 anos aparecem em 5,9 mil registros. Em seguida, estão os idosos entre 60 e 64 anos (5,8 mil); os idosos entre 65 e 69 anos (5,4 mil); os idosos entre 80 e 84 anos (5,2 mil); os idosos entre 75 e 79 anos (4,7 mil); os idosos entre 85 e 89 anos (3,5 mil); e idosos com mais de 90 anos (2,5 mil).

A iniciativa da Arquidiocese da Paraíba serve como um importante alerta para a necessidade de se discutir e combater a violência contra idosos. É preciso que a sociedade como um todo, incluindo os órgãos governamentais, se mobilize para garantir a proteção e o respeito aos nossos idosos.

Você ainda pode fazer sua inscrição, clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO:

ABERTURA – Hino Do Idoso – Ministério De Música
FORMAÇÃO DA MESA
APRESENTAÇÃO DA COORDENADORA ESTADUAL DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA (Aldenôra Pereira)
APRESENTAÇÃO DO VIGÁRIO GERAL DA ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA (Pe. Luiz Júnior)
APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR DE PASTORAL (Pe. Márcio José)
CONSELHO ESTADUAL DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DA PARAÍBA
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
1º TEMA: TIPOS DE VIOLÊNCIA ATRIBUÍDOS À DELEGACIA DO IDOSO – Delegada Dra. Vera Soares (Delegacia do Idoso)
1º INTERVALO – PERGUNTAS E RESPOSTAS
2º TEMA: ACOLHER E ORIENTAR A PESSOA IDOSA VÍTIMA DE VIOLÊNCIA – Prof. Dr. Robson Antão (UFPB)
3º TEMA: VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA PESSOA IDOSA – Pe. Paulo Cordeiro
INTERVALO – PERGUNTAS E RESPOSTAS
ENCERRAMENTO – COORDENADORA ARQUIDIOCESANA DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA – Maria Aldeci Alexandre Dias.

Roberval Borba