Papa Francisco Enfatiza a Caridade no Ano Santo 2025

Roberval Borba, com informações do Portal Ecclesia 25/06/24

Na manhã de ontem, 24 de junho de 2024, o Papa Francisco fez um apelo durante uma audiência no Vaticano para que a próxima celebração do Ano Santo 2025 seja um momento privilegiado de atenção aos mais pobres. Em seu discurso aos membros do ‘Círculo São Pedro’, uma instituição de voluntariado que assiste o Papa em Roma, Francisco sublinhou a importância de se preparar não apenas a infraestrutura, mas também cuidar do coração e da carne dos pobres, que ele descreveu como o verdadeiro tesouro da Igreja.

“Com a proximidade, compaixão e ternura também preparam a cidade para o Jubileu, cuidando não das ruas ou das infraestruturas, mas do coração e da carne dos pobres, que, como dizia São Lourenço, são o tesouro da Igreja”, afirmou o Papa.

O Vaticano prevê que milhões de pessoas participarão das celebrações do Ano Santo 2025, que terá início em dezembro de 2024. Este será o 27.º jubileu ordinário na história da Igreja, uma tradição que começou em 1300 com o Papa Bonifácio VIII.

Francisco destacou que, embora as obras de infraestrutura sejam necessárias para acolher os peregrinos, o “canteiro de obras que não pode faltar é o da caridade.” Ele enfatizou que os visitantes de Roma devem sentir o “ar da caridade cristã”, que vai além da assistência, incorporando cuidado com a dignidade humana, proximidade e partilha vivida, sem publicidade ou holofotes.

A audiência contou com a presença de cerca de 400 sócios do Círculo São Pedro, que há 155 anos desenvolve atividades nas áreas do acolhimento e do apostolado da caridade. Esta instituição desempenha um papel vital no apoio às iniciativas de caridade do Papa, garantindo que a missão da Igreja de auxiliar os mais necessitados seja cumprida.

O Ano Santo, uma tradição com raízes bíblicas, foi instituído pelo Papa Bonifácio VIII em 1300, inicialmente com uma recorrência centenária. Posteriormente, foi ajustado para intervalos de 50 anos e, finalmente, estabelecido a cada 25 anos.

Com o apelo do Papa Francisco, a Igreja se prepara para um Jubileu que promete ser marcado por ações concretas de amor e caridade, refletindo o verdadeiro espírito do cristianismo e atendendo aos mais vulneráveis da sociedade.