O Vaticano anunciou que o Papa dedicará a mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2026 à reflexão sobre a inteligência artificial (IA), destacando seus riscos e oportunidades. O tema escolhido é “Preservar vozes e rostos humanos”.
Em nota, o Dicastério para a Comunicação sublinha que as novas tecnologias transformaram radicalmente a forma como as pessoas interagem, desde algoritmos que selecionam conteúdos até sistemas capazes de redigir textos inteiros. Embora ofereçam grandes possibilidades, esses recursos não substituem o discernimento e a responsabilidade humana.
“O futuro da comunicação deve assegurar que as máquinas permaneçam a serviço da vida humana, e não como forças que corroem a voz humana”, destaca o comunicado. O organismo da Santa Sé alerta ainda para o perigo de manipulação, desinformação e reprodução de preconceitos por meio da IA, além do risco de concentração de poder e enfraquecimento do pensamento crítico.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído pelo Concílio Vaticano II, através do decreto Inter Mirifica (1963), sendo a única celebração desse tipo na Igreja. A data é celebrada anualmente no domingo que antecede Pentecostes – em 2026, no dia 17 de maio. A mensagem do Papa é tradicionalmente divulgada em 24 de janeiro, memória de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.
A escolha do tema reforça o compromisso da Igreja em acompanhar os desafios da era digital, sem perder de vista a centralidade da dignidade humana e a necessidade de uma comunicação que promova verdade, justiça e fraternidade.
Com informações do Vatican News