O padre Marcondes Meneses, diretor-geral do Centro Cultural São Francisco e pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, está na Itália para participar do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, que acontece em Roma.
O Jubileu, que ocorre de 15 a 17 de fevereiro, tem como objetivo promover um diálogo sobre a esperança e sua importância como tema cultural prioritário. Com o foco em tornar a esperança um bem coletivo e essencial, o evento busca explorar o patrimônio cultural das religiões como um transmissor ativo dessa esperança para as novas gerações.
O padre Marcondes afirma que a viagem é uma oportunidade de apresentar todo trabalho desenvolvido na instituição. “Estou em Roma, juntamente com o padre Luciano Silva, assessor da CNBB do Setor Cultura e Setor Bens Culturais e o padre José Luiz da Arquidiocese de Mariana, para participarmos do Jubileu dos artistas e da cultura. Somos três padres representando o Brasil. Terei a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro Cultural São Francisco aqui em Roma no
Dicásterio para a Cultura e Educação e escutar outras experiências de Centros Culturais Católicos”, conta.


Dentro a programação, o sacerdote participará da Santa Missa celebrada pelo Papa Francisco e do encontro com o Papa e agentes culturais. E ainda, de um encontro com representantes de centros culturais e organismos católicos no Dicastério para a Cultura e a Educação.
Representando o Brasil
A viagem também contará com a presença de outros padres brasileiros, como o padre Luciano Silva, assessor da CNBB (Setor Cultura e Setor Bens Culturais), e o padre José Luiz, da Arquidiocese de Mariana. Juntos, eles representarão o Brasil no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura.
O Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura é uma plataforma significativa para promover o diálogo e a colaboração entre os centros culturais católicos de todo o mundo, reforçando a importância da arte, da cultura e da espiritualidade como instrumentos de transformação e renovação social.