Ordenado o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Dom Alcivan Tadeus.

No dia último 2 de fevereiro, às 19 horas, a Catedral de Sant’Ana de Caicó, no vizinho estado do Rio Grande do Norte, testemunhou a ordenação episcopal do Monsenhor Alcivan Tadeus Gomes de Araújo.

A cerimônia foi conduzida pelo bispo da diocese seridoense, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, e os co-ordenantes foram o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales, e o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz.

A cerimônia, repleta de fiéis, amigos e familiares do agora Bispo Alcivan Tadeus, contou com a presença significativa de bispos não apenas da região Nordeste, mas também de outras regiões do Brasil, e, é claro, de numerosos padres e diáconos da Arquidiocese da Paraíba.

Cerca de 100 padres, 16 bispos, 40 diáconos, 30 seminaristas e 20 religiosas, estavam presentes.

A data da ordenação de Dom Alcivan foi marcada para o mesmo dia da Festa da Apresentação do Senhor. Essa celebração faz memória ao dia em que o Menino Jesus foi levado ao Templo de Jerusalém por Maria e José e apresentado aos sacerdotes e consagrado a Deus. Este dia fica marcado para Dom Alcivan como uma data muito especial não somente por sua ordenação, mas de maneira muito significativa por ser uma festa tão importante para a igreja.

Antes de começar a celebração, todos os clérigos estavam reunidos no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, de onde saíram em procissão até a Catedral de Sant’Ana local da cerimônia. Era possível sentir a atmosfera de alegria de todos os presentes, uma grande confraternização e muita harmonia para este momento tão solene.

A felicidade e emoção, refletindo a alegria de Dom Alcivan Tadeus, com a igreja repleta de fiéis, que lotaram o espaço para testemunhar esse momento tão importante. A homilia proferida por Dom Antônio Carlos, Bispo da diocese de Caicó e ordenante principal, ressoou com profundidade, destacando a importância de escutar, discernir e caminhar.

A alegria de Dom Delson, e do clero arquidiocesano, acrescentou um tom especial à celebração, fortalecendo os laços fraternos da Igreja. A esperança irradiou entre os fiéis que, pelo canal da Arquidiocese da Paraíba, antecipavam o próximo capítulo significativo dessa história de muita esperança com a chegada do bispo auxiliar, marcada para o dia 22 de fevereiro na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Noves.

Em um discurso emocionante, Dom Alcivan expressou sua gratidão, enfatizando seu lema “Apascenta minhas ovelhas”. Agradecendo a irmãos, bispos, padres, diáconos, amigos e familiares, ele rezou, abraçando a sua mãe dona Francisca Alcioneide Gomes de Araújo, entoando a consagração a Nossa Senhora, encerrando assim um processo longo, mas sempre permeado de esperança.

Roberval Borba