O Povo Paraibano tem uma Grande Mãe!

O mês de agosto nas terras paraibanas é também um mês marcado pela presença de Nossa Senhora. No próximo dia 05 de agosto, o povo paraibano se voltará confiantemente mais uma vez à sua Grande Protetora, Nossa Senhora das Neves. Elevaremos nossos cantos e súplicas, na certeza de que Deus inclinará atentamente seu ouvido a nos escutar. Nossa Senhora fora muitas vezes invocada como consolo para a humanidade. Não importa o tamanho dos grandes sofrimentos que nos acometem, Nossa Senhora sempre se fará presente no meio do Povo de Deus. de que Deus inclinará atentamente seu ouvido a nos escutar.

O povo da Paraíba apresenta-se diante de Deus pelas mãos de Nossa Senhora, pedindo sempre o conforto para os momentos difíceis da vida. Como nos ensina o Papa, “Maria é mãe, e uma mãe se preocupa sobretudo com a saúde dos seus filhos. A Virgem protege a nossa saúde. O que isso quer dizer? Penso sobretudo em três aspectos: Ela nos ajuda a crescer, a enfrentar a vida, a ser livres.”

Com a Virgem Maria, aprendemos a nunca desistir da vida. Pelas mãos Dela, chegamos mais proximamente de Jesus. A devoção Mariana é verdadeira quando aprendemos com Maria a não desanimar diante das tribulações da vida. Mas como continuar confiando quando o futuro é incerto? Como contemplar o sol quando os dias frios parecem não ter fim? O Papa Francisco, que nutre um profundo amor mariano, sempre nos convoca ao constante exercício da confiança, ainda que a dura prova dos dias difíceis esteja diante de nosso horizonte. Não devemos desanimar! Com Nossa Senhora das Neves podemos confiar em Deus, em qualquer circunstância. Os paraibanos nunca serão órfãos. Temos uma Mãe que vela sempre. No amor Dela, somos reconfortados pela graça de Deus!

Na oração do Rosário, podemos contemplar o testemunho silencioso da Virgem Maria. Tudo Nela nos leva a Cristo. Toda a vida silenciosa da Virgem Maria é uma decidida busca pela vontade de Deus. “Ao pronunciar as Ave-marias, o orante permite que tais palavras se tornem como um mantra em seu coração. Deste modo, pode-se saborear a quietude e o silêncio que, às vezes, é difícil encontrar através de uma oração mais racional. Redescobrir a oração do Terço nestes tempos difíceis pode ser um poderoso caminho para encontrar aquela Paz que somente o Senhor pode nos oferecer. Deste modo, o cristão que pronuncia as palavras do Anjo Gabriel encontra uma via segura para configurar-se a Cristo com a presença de Maria.” (Papa Francisco)

Na estrada da vida, o cristão depara-se com muitas pedras e espinhos. Tendemos ao desânimo e a queda. Mas nessa mesma estrada, contamos com a mão bondosa da Mãe de Deus. Ela é uma Mãe sempre atenta ao que se passa conosco. No meio das dificuldades, inerentes da vida, podemos aprender com Maria a permanecer na fé firme em Deus. Afinal, “a Virgem Maria é ‘bem-aventurada’ porque ‘acreditou, porque teve uma fé firme em Deus.’” (Papa Bento XVI)

O caminho da fé não é solitário. É uma estrada que tem como grande vizinha a presença bondosa de Nossa Senhora a nos proteger e guiar. Não estamos sozinhos. A Mãe de Deus também caminha conosco. Aqui sobressalta aquela espécie de jaculatória tão comum no meio do povo: “Tudo por Jesus, nada sem Maria!” Para o povo católico, o caminho para o céu é acompanhado da prece silenciosa e frutuosa da Virgem Maria. Sem Maria, chegaríamos órfãos no céu!

À Virgem das Neves pedimos a proteção para o nosso querido povo paraibano. Pedimos paz e proteção. Que os corações dos homens e mulheres de boa vontade ajudem a construir uma sociedade mais cheia de Deus, de justiça e fraternidade. Por fim, desejamos concretamente que a caridade, tão própria da escola de Maria, ajude-nos constantemente a socorrer a todos aqueles que se encontram desanimados no caminho da vida.