O Espírito Santo, nosso fiel companheiro!

A descida do Espírito Santo sobre a Igreja é celebrada todos os anos e a chamamos de Pentecostes. No Pentecostes, o Espírito Santo, com o dom das línguas, revela a todos que a sua presença gera unidade e transforma a confusão em comunhão. A Festa do Divino Espírito Santo é um grande remédio contra o orgulho e o egoísmo tão frequentes, infelizmente, na pauta do dia do homem contemporâneo. Só o Espírito Santo é capaz de abaixar os muros que levantamos da indiferença, do ódio e da violência.

“O Espírito Santo nos ensina que tudo é vão sem o amor” (Papa Francisco). Pedir o Espírito Santo é pedir o amor de Deus.

Como compreender o segredo do amor em dias tão tumultuados? A perspectiva do amor tem tudo a ver com uma constante atitude de Deus: Ele não nos deixa isolados na orfandade. Ele nos dá o seu Espírito como grande dom de presença!

O amor de Deus nos protege de todo isolamento e solidão. O Senhor subiu aos céus, como celebramos há uma semana, “entretanto não os abandonará, não os deixará órfãos. Enviará o Consolador, o Espírito do Pai, e será o Espírito que dará a conhecer que a obra de Cristo é obra de amor: amor d’Ele que se ofereceu, amor do Pai que o concedeu.” (Papa Bento XVI). Ele nos envia o Consolador para que atravessemos os maus dias com a luz da fé acesa, como peregrinos. O Espírito Santo é o motor da vida espiritual, como gosta de chamar o Papa Francisco. O mundo clama por este testemunho fiel do povo santo de Deus, que cada casa, cada família, cada um de nós, seja uma luz de esperança para o mundo que habitamos.

Nas encruzilhadas da vida, o Espírito Santo é o nosso fiel companheiro. Ele caminha conosco, e caminha nos santificando e orientando. “Nas encruzilhadas da vida, o Espírito nos sugere o melhor caminho a seguir, mas para isso é importante saber discernir entre a voz Dele e a do espírito do mal. E nem sempre é a voz que queremos ouvir, pois exige esforço, luta interior e sacrifício.”

Vale aqui uma oração muito bonita que o nosso Papa fez ao Espírito Santo: ” “Peçamos o Espírito Santo, memória de Deus, reavivai em nós a lembrança do dom recebido. Libertai-nos das paralisias do egoísmo e acendei em nós o desejo de servir, de fazer bem. Porque pior do que esta crise, só o drama de a desperdiçar fechando-nos em nós mesmos. Vinde, Espírito Santo! Vós que sois harmonia, tornai-nos construtores de unidade; Vós que sempre Vos doais, dai-nos a coragem de sair de nós mesmos, de nos amar e ajudar, para nos tornarmos uma única família. Amem”.

Portanto, deixemo-nos invadir pela força amorosa do Espírito de Deus, o renovador de todas as coisas. Sejamos dóceis instrumentos em vista de um mundo mais fraterno e aberto aos anseios da paz e da justiça. Abramo-nos, cada vez mais, ao Espírito Santo e veremos as grandes maravilhas que operará em nossos corações.

Confiemos nossas vidas à fervorosa intercessão da Virgem Maria, cujo mês de Maio dedicamos a Ela, para que obtenha à Igreja e ao mundo uma renovada e generosa efusão do Espírito Santo. A Virgem Mãe de Deus é fiel promotora da escuta atenta da voz de Deus. Ela, mulher dócil ao Espírito Santo, nos ensina sempre a acolher os frutos desse Espírito.