O Ecônomo e o setor jurídico da Arquidiocese da Paraíba participam de encontro promovido pelo Regional Nordeste 2

O Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE2) realizou, nos dias 1º e 2 de junho, o primeiro Encontro para Ecônomos e Assessores Jurídicos. O evento aconteceu no centro pastoral Dom Helder Câmara, em Boa Viagem, em Recife PE, e contou com a participação de cerca de 50 pessoas, incluindo ecônomos e assessores jurídicos de dioceses e arquidioceses da região nordeste do Brasil.

O Ecônomo da Arquidiocese da Paraíba, Cônego Evandro Belarmino, e os assessores jurídicos Newton Marcelo Paulino de Lima e Elias Belarmino de Araújo Júnior participaram do encontro, que contou com a presença do Presidente do Regional, Dom Francisco de Sales, além do Mons. Nereudo Freire Henrique, José Bezerra Luna, Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros, respectivamente ecônomo, consultor de gestão de processos, e assessor jurídico da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estiveram presentes representantes de todas as 21 dioceses de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, e vários temas foram postos em pauta, em especial questões relativas ao direito do trabalho e à propriedade.

Elias Belarmino de Araújo Júnior e Newton Marcelo Paulino de Lima. Cônego Evandro e Monsenhor Nereudo Freire.

O objetivo principal do encontro foi discutir questões relacionadas às finanças e ao aspecto jurídico das diversas instituições da Igreja Católica presentes na região Nordeste. Durante o evento, foram promovidos debates e palestras com especialistas nas áreas de contabilidade e direito canônico, além de serem abordados temas como gestão financeira e transparência.

“Não podemos fechar os olhos para os desafios que batem às portas da Igreja no âmbito do Direito. E esses encontros são ferramentas de suma importância para que possamos, com a junção de forças, encontrar respostas aos assuntos que nos são apresentados cotidianamente, pois nestes podemos trocar experiências vivenciadas em cada região.” Disse, Newton Marcelo.

Ao final do evento, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre as perspectivas da economia brasileira para os próximos anos, ministrada pelo economista Carlos Eduardo de Freitas, professor da Universidade de São Paulo. O Encontro Regional para Ecônomos e Assessores Jurídicos da CNBB NE2 reforça o compromisso da Igreja Católica com a transparência e gestão responsável dos seus recursos, sempre voltados para o atendimento de sua missão pastoral.

Informações, Newton Marcelo. Fotos, assessoria de imprensa, Regional NE2