O amor sempre aquece

Um Menino nos foi dado! O amor de Deus assumiu a forma de uma criança indefesa para nos ensinar o caminho da humildade. O que celebramos no Natal do Senhor? Que alegria tão luminosa encontramos diante de uma manjedoura tão empobrecida não somente em Belém, mas também na manjedoura do nosso coração? Na noite santa do Natal, a Igreja proclamou mais uma vez que o Deus que habita nas alturas é o mesmo Deus que inclina-Se para baixo, para o coração humano. Deus está no curral, fazendo-Se pequeno e pobre para nos oferecer seu imenso amor.

A alegria encontrada diante da manjedoura de Belém, diante do Menino Deus, é incomparável e tem um poder renovador. O Papa Francisco não se cansa de nos apontar o poder dessa alegria: “Assim é o Natal: o nascimento de Jesus é a novidade que nos permite renascer dentro, cada ano, encontrando n’Ele força para enfrentar todas as provações. Sim, porque Jesus nasce para nós: para mim, para ti, para todos e cada um de nós.”

O Senhor, dono de tudo, nasce pobre de tudo! Aqui esconde-se um dos segredos da existência do homem que crê: viver como se nada possuísse! Claro que essa afirmação soa bastante estranho aos ouvidos do homem moderno que está acostumado a fazer e a possuir grandes feitos. Através do caminho da humildade, revelado pelo próprio Deus, podemos construir nossa vida sobre valores que não passam. Valores que são capazes de transformar esse mundo que se agita em grandes convulsões sociais.

O Natal do Senhor é a festa da família. Neste domingo, a Igreja celebra a santa família de Nazaré: Jesus, Maria e José. Precisamos recobrar o valor de estar demoradamente com os nossos familiares. A ceia do Natal com a família deve-se prolongar na convivência familiar o ano inteiro. A família é o lugar do amor desinteressado! Nela aprendemos as mais belas lições para a vida. Nosso Senhor quis nascer e crescer numa família humana, revelou-nos a face do amor divino em nossa carne. E qual a missão das famílias cristãs? O Papa Francisco nos dá uma bonita resposta:  “Uma grande alegria da família é o crescimento dos filhos, como todos sabemos. Eles estão destinados a desenvolver-se e a revigorar-se, a adquirir sabedoria e a receber a graça de Deus, exatamente como aconteceu com Jesus. Ele é verdadeiramente um de nós: o Filho de Deus faz-se Menino, aceita crescer, fortificar-se, é cheio de sabedoria, e a graça de Deus está sobre Ele. Maria e José têm a alegria de ver tudo isto no seu Filho; e esta é a missão para a qual a família está orientada: criar as condições favoráveis para o crescimento harmonioso e completo dos filhos, a fim de que eles possam levar uma vida boa, digna de Deus e construtiva para o mundo.”

Que o fulgor da luz do amor de Deus, repousado na Manjedoura de Belém, ilumine os dias tristes passados pela humanidade recente. Que diante das escuridões da vida, nunca nos falte o encantamento da fé. Peçamos insistentemente à santa família de Nazaré aquele amor aquecido que só pode ser encontrado na família, nascido no diálogo e na aceitação da fraqueza de quem amamos! Um santo e feliz Natal a todos os paraibanos!