O 13° Mutirão Brasileiro de Comunicação deixou saudades.

No último fim de semana, a Arquidiocese da Paraíba sediou o 13° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento deixou muitas saudades. Realizado no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), o encontro reuniu pasconeiros, profissionais de todas as áreas da comunicação, estudantes e apaixonados pela área para discutir e compartilhar experiências sobre a comunicação católica e secular.

Durante os três dias de evento, seminários e oficinas movimentaram o espaço. Com alguns destaques como o painel de abertura, que contou com a participação do biógrafo do Papa Francisco, Austen Ivereigh, que palestrou sobre o tema “Comunicar para a Cultura do Encontro”. Outro tema importante foi “Amizade social e diálogo na era da desinformação”abordado pela jornalista paraibana que atua no Vaticano e é Mestranda em História da Igreja, Mirticeli Medeiros.

O evento também contou com a presença de agentes da pastoral da comunicação dos vários regionais da nossa igreja; pasconeiros de todas as partes do Brasil estavam presentes no 13° Mutirão Brasileiro de Comunicação. Os participantes puderam aprender com profissionais experientes, ampliar seus horizontes e adquirir conhecimentos essenciais para uma comunicação em constante transformação.

Um dos momentos mais emocionantes foi o anúncio da cidade que sediará o 14°Mutirão Brasileiro de Comunicação, que foi divulgado ao final da missa de encerramento desta edição, e será Manaus, capital do Amazonas, na região do Norte do país. Será lá que vamos acabar com a saudade que ficou de tantos momentos incríveis vividos aqui na Paraíba por todos nós que vivemos o Muticom 2023.

O clima de confraternização e troca de ideias prevaleceu durante todo o evento. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer networking, conhecer pessoas com interesses semelhantes e estabelecer parcerias que poderão influenciar o futuro da comunicação na igreja.

Ao final do Mutirão, uma sensação de saudade tomou conta dos presentes. A organização, os palestrantes e os participantes se despediram com a convicção de que o evento cumpriu sua missão de disseminar conhecimento, debater as tendências e desafios da comunicação e, principalmente, deixar um legado para as futuras gerações de comunicadores.

O sucesso do 13° Mutirão Brasileiro de Comunicação foi inegável, e sua realização deixou todos ansiosos pela próxima edição. Os participantes retornaram às suas rotinas com novas perspectivas, aprendizados valiosos e muita vontade de colocar em prática as ideias discutidas durante o evento. A comunicação na Igreja do Brasil certamente será beneficiada pelas experiências e reflexões compartilhadas no Muticom, impulsionando seu desenvolvimento e crescimento nos próximos anos.