Nossa Senhora das Neves

O Estado da Paraíba se orgulha de ter uma Mãe lá no céu. Nossas terras paraibanas são guardadas pelo amor maternal da Virgem das Neves. Nossa Senhora é a Mãe de todos os homens de boa vontade que habitam na geografia das terras que outrora foram chamadas Filipeia de Nossa Senhora das Neves. Celebraremos no próximo 05 de agosto mais uma memória mariana, a Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, que para nós também pode ser chamada de Festa de Nossa Senhora das Neves. O Papa Francisco, logo após sua eleição, fez questão de visitar referida basílica, um dos templos mais belos da cristandade. Francisco disse em 13 de março de 2013: “Amanhã eu quero ir rezar diante de Nossa Senhora, para que ela possa proteger toda a Roma.” Francisco nos ensina a estar sempre perto de Nossa Senhora, a estar perto Dela com simplicidade. Quem reza à Santíssima Virgem nunca fica desamparado, Ela nos protege sempre!

O povo paraibano não precisa temer diante das dificuldades. Atravessamos o doloroso tempo de provação da pandemia e aqui chagamos. Temos uma Mãe que intercede por nós e que está presente em nossa história desde os primeiros tempos da fundação de nossa capital paraibana até os dias de hoje. O nome da nossa cidade mudou com o passar do tempo, mas o sentimento de pertença à Virgem Mãe de Deus ainda ecoa em todos os rincões da pequenina Paraíba e nos corações dos que fazem como o discípulo amado: pôr o coração no Divino Coração de Jesus.

Nossa devoção à Santíssima Virgem nos colocará inquestionavelmente no caminho que leva a Jesus. O verdadeiro discípulo de Nosso Senhor procura sempre amar profundamente tudo o que Deus ama. E Deus ama imensamente à Sua Mãe e o homem, destinatário de Sua Salvação. Nosso amor devotado à Mãe de Deus nos traz uma belíssima lição de vida; com Ela aprendemos a ancorar nossa existência numa fé firme, uma fé que nos permite viver já nesta dimensão entre a terra e o céu. A fé que aprendemos na escola de Maria ajuda-nos a transformar também o sentimento do tempo e do transcorrer da nossa vida, “aquela fé na qual sentimos intimamente que a nossa vida não se encontra encerrada no passado, mas orientada para o futuro, para Deus, aonde Cristo e, depois dele, Maria nos precederam.” (Papa Bento XVI). Que o povo da Paraíba seja sempre marcado pela fé simples em Deus, e que nos altos e baixos de nossa história, seja-nos próximo a constante certeza: Deus caminha conosco e nos dá Sua amada Mãe como companhia amorosa. Com Nossa Senhora, aprendemos que o caminho de Jesus passa pela cruz, passa pelos desconfortos inevitáveis da existência humana. Mas com Ela, temos a segurança que não caminhamos sozinhos. Somos um Estado agraciado porque temos uma Mãe que derrama copiosamente bênçãos dos céus para o nosso povo. Sob o manto Dela, podemos guardar nossas lutas e inseguranças. Ela segura firme nossas mãos e nos ensina o caminho da vida, que é o caminho de Jesus.

Que a Virgem das Neves nos ajude a ter sempre essa fé simples em Deus, e que o nosso Estado rume sempre ao progresso da fé e da vida digna para todos!

Dom Frei Manoel Delson
Arcebispo da Paraíba