Multidão de fiéis transforma João Pessoa em santuário a céu aberto na 262ª Romaria de Nossa Senhora da Penha

A 262ª Romaria de Nossa Senhora da Penha levou mais de 600 mil pessoas às ruas de João Pessoa entre a noite de sábado (29) e as primeiras horas deste domingo (30). Considerado o maior evento religioso da Arquidiocese da Paraíba, a caminhada reuniu romeiros vindos de diferentes cidades da Paraíba e de outros estados, que percorreram cerca de 14 km em um trajeto, marcado por fé, emoção e gratidão. O percurso teve início na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Avenida João Machado, e seguiu até o Santuário da Penha, na Praia da Penha.

Às 16h, a imagem de Nossa Senhora da Penha saiu em carreata do santuário em direção à Igreja de Lourdes, onde foi acolhida e preparada no carro andor principal para seguir na procissão.

Mais tarde, às 22h, o arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, presidiu a bênção de envio dos romeiros. A partir desse momento, teve início a grande caminhada, acompanhada por trios elétricos e grupos de louvor que conduziram cânticos, preces e jaculatórias, fortalecendo a fé dos participantes e rendendo graças à Virgem da Penha pelas bênçãos recebidas.

Neste ano, a Romaria foi inspirada pelo tema “Com a Senhora da Penha, somos todos romeiros da Esperança e defensores da Ecologia”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2025, que convida a Igreja e a sociedade a refletirem sobre o cuidado com a Casa Comum e a preservação da criação. Ao longo do percurso, era possível observar pessoas de todas as idades e condições sociais, muitas vestidas de branco, caminhando descalças ou carregando símbolos de suas intenções, como réplicas de casas e carteiras de trabalho.

As irmãs Clara Tereza Nascimento e Maria Cecília Nascimento, coroinhas na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, acompanhadas da avó, fizeram o percurso completo pela primeira vez. “Eu via minha avó indo para a Romaria e sempre tive vontade de fazer o percurso inteiro também, e este ano criei coragem. Já na ladeira da Penha, eu pensei que não íamos conseguir, mas acredito que a fé nos deu força e chegamos”, relatou a jovem de apenas 13 anos.

Já Maria Cecília revelou ter tido um propósito específico para a caminhada. “Estou concluindo o ensino fundamental I e na escola onde estudo não tem as séries seguintes. Eu caminhei pedindo a Nossa Senhora da Penha pela providência de uma nova escola tão boa quanto a que eu estudava”, explicou.

Os primeiros raios de sol deste domingo (30) já iluminavam o Santuário quando o andor principal com a imagem de Nossa Senhora da Penha foi recebido pelo arcebispo Dom Manoel Delson e toda a equipe celebrativa, dando início à missa campal de encerramento da Romaria.

Na homilia, o arcebispo exclamou: “A Romaria da Penha é devoção, emoção, participação, confiança e súplica à mãe de Jesus e nossa mãe. A Virgem da Penha, aquela iluminada pelo sol! E que bom que esta celebração está sendo concluída quando o sol está nascendo. Iluminando não somente a imagem de Nossa Senhora da Penha, mas a todos nós. Trazendo o novo e nos fazendo renascer cheios de esperança para um novo tempo de alegria, de paz e renovação espiritual”, enfatizou Dom Manoel, animando os romeiros.

Por fim, o reitor do Santuário da Penha, Pe. Francisco de Assis Azevêdo, lembrou que a Romaria da Penha é feita com a participação de muitas pessoas e vem sendo preparada desde o mês de julho, com reuniões e momentos de espiritualidade das comissões de serviço. “Eu sou testemunho do esforço de cada um de vocês, muitas vezes deixando em alguns momentos de dar assistência à família, sacrificando seus finais de semana, mas a recompensa não será dada pela Arquidiocese nem pelo Santuário. A recompensa virá através das graças de Deus por meio da Senhora da Penha.”

FESTA DA PENHA – Neste domingo, além da celebração de encerramento da Romaria, outras celebrações eucarísticas acontecem no Santuário da Penha, às 11h e às 16h.

Por Jéssica Nascimento