Missa dos Santos Óleos e Lava-pés abrem o Tríduo Pascal na Arquidiocese da Paraíba

Todo o clero da Arquidiocese da Paraíba reunido no Mosteiro de São Bento, na cidade de João Pessoa, para a Missa dos Santos Óleos.

Na manhã desta quinta-feira, dia 6 de março, durante a celebração, Dom Manoel Delson, Arcebispo Metropolitano da Paraíba, abençoou o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e consagrou o óleo do Santo Crisma. Após o término da Missa, os padres voltaram para suas paróquias e levaram a porção dos óleos para que possa ocorrer a prática dos sacramentos dos seus fiéis.

O Padre Liginaldo Miguel, formador do seminário menor, fala da importância desta celebração: “A missa dos Santos Óleos é um momento muito importante para a Igreja, aonde o bispo, reunido com todo seu presbitério, com o povo de Deus, consagra, abençoa os Óleos santos dos enfermos, dos catecúmenos e da crisma que serão utilizados durante as celebrações de batismo, crisma e ordenações na diocese.
É o óleo santo que unge, que consagra e que nos lembra o bom odor do Cristo que todos nós somos chamados a espalhar.
Então, essa é uma grande festa, um grande dia para a nossa Igreja aqui da arquidiocese da Paraíba, esse momento da missa dos santos óleos”.

Nesta celebração, os padres renovam suas promessas sacerdotais e dão novamente o “sim” à Igreja. O Padre Carlos Maurício, pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus na cidade de Cabedelo, ressalta o quanto é significativo este momento: “Esse momento significa que a comunhão da Igreja existe. A quinta feira santa acontece para nós, uma missa em que todos os padres estão juntos com o arcebispo.
Em plena semana santa, nós deixamos tudo o que temos nas paróquias e viemos para cá para significar essa comunhão. A arquidiocese está em comunhão com todos.
Renovamos os nossos votos juntos, o arcebispo com todos os padres, no dia em que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu a Sagrada Eucaristia. E nós somos chamados por Deus para fazer tudo em memória dele; por isso, nossos votos são renovados nesse dia tão importante que é a quinta-feira santa para nós”.

Durante a tarde, dando início ao Tríduo Pascal, Dom Delson presidiu a Missa da Instituição da Eucaristia e Lava-pés. Com a Catedral lotada, o Arcebispo lavou os pés de pessoas que se dedicam ao serviço na Igreja, fazendo assim alusão ao ano vocacional que estamos celebrando. Para o Padre Márcio José, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese, esta Missa nos possibilita a vivenciar o dom da caridade: “A partir da missa vespertina da quinta feira até o domingo de páscoa, são dias em que todos nós, cristãos, vamos nos voltamos a Cristo, no seu mistério de paixão, morte e ressureição.
Lava pés, onde Ele lava os pés dos discípulos, onde Ele institui a eucaristia, institui o sacerdócio e o dom da caridade. É tão importante esse missa porque nós nos voltamos ao mistério central da nossa fé, a Santíssima Eucaristia, a presença real de Jesus. Então, todos nós somos chamados a renovar esse ardor eucarístico”. disse.

A programação da Semana Santa continua na Arquidiocese e segue até o domingo da ressureição. Confira:

07/04 – Sexta-feira
15h Paixão do Senhor. Procissão do Senhor Morto (Dom Delson)

08/04 – Sábado
18h Vigília Pascal (Dom Delson)
(Catedral Basílica)

09/04 – Domingo
(Catedral Basílica)
Domingo de Páscoa
6h, (9h. Dom Delson) e 17h.
(Mosteiro de São Bento)

Roberval Borba