Missa de Envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

A cidade de João Pessoa, na Paraíba, está prestes a sediar um evento de grande importância para a Igreja Católica e, especialmente, para a Pastoral Familiar. No próximo domingo, dia 29 de outubro, às 9h, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, localizada no centro da cidade, será o cenário de um momento singular, a Missa de Envio do XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.

O Congresso Nacional da Pastoral Familiar é um evento coordenado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar e este ano promovido pelo Regional Nordeste 2 da CNBB, que abrange as arquidioceses de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vasta área do nordeste brasileiro. O encontro reúne milhares de fiéis de todo o país a cada três anos, proporcionando um espaço de reflexão, oração e partilha sobre os desafios e as bênçãos que permeiam as famílias. Este ano, o evento será organizado pela Arquidiocese da Paraíba. A escolha da cidade de João Pessoa para sediar o Congresso demonstra a importância da Arquidiocese local na promoção da pastoral familiar.

Toda a comunidade católica é convidada a se fazer presente nesta Missa de Envio, que marca o início das atividades do Congresso Nacional. Além dos membros da Pastoral Familiar, todo o setor familiar da arquidiocese está convidado a participar deste momento de oração e união. A celebração será uma oportunidade para que as famílias católicas se unam em comunhão, fortaleçam seus laços de fé e amor e compartilhem a mensagem de Cristo com a sociedade.

A Missa de Envio, que acontecerá na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, é o ato litúrgico que marca o início oficial do Congresso. Nela, Dom Manoel Delson abençoará todos os congressistas e enviará a todos em missão, com a bênção de Deus, para que possam compartilhar a mensagem do Evangelho e trabalhar em prol das famílias.

A Pastoral Familiar desempenha um papel fundamental na Igreja Católica, atuando como apoio e guia para as famílias em suas diferentes realidades e desafios. Este Congresso Nacional é uma oportunidade para que os agentes da pastoral se aprofundem em sua formação, troquem experiências e voltem às suas comunidades com um renovado vigor missionário.

O Congresso se realizará no Centro de Convenções de João Pessoa, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025. Durante o evento os participantes terão acesso a uma programação variada, com palestras, workshops e momentos de espiritualidade, todos voltados para a promoção da família como núcleo central da fé cristã. Temas relevantes como educação dos filhos, superação de desafios familiares, e a importância da oração na vida cotidiana estarão em destaque.

A Missa de Envio é apenas o primeiro passo de uma jornada espiritual e missionária que unirá a Pastoral Familiar de todo o Brasil. A Arquidiocese da Paraíba se prepara para receber todos os congressistas com alegria e hospitalidade, tornando este Congresso Nacional um marco.

Portanto, no próximo domingo, dia 29 de outubro, às 9h, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves será o local onde nos reuniremos em oração e compromisso com a missão de fortalecer as famílias. Para um momento que transcenderá fronteiras geográficas e unirá corações em nome da fé e do amor cristão. Que a bênção de Deus esteja sobre todos os envolvidos e que o XVII Congresso Nacional da Pastoral Familiar seja um sucesso na promoção dos valores familiares e cristãos.

Roberval Borba