Missa de Abertura do Ano Pastoral na Arquidiocese da Paraíba: 2024 será um ano de celebrar e assumir compromissos.

Na noite da última quinta-feira 15, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, foi realizada a celebração que marcou a abertura do ano pastoral da Arquidiocese da Paraíba. A missa, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Manoel Delson, foi enriquecida pela participação dos representantes das diversas pastorais, movimentos, serviços e do clero arquidiocesano.

Na homilia, Dom Delson destacou a importância do ano de 2024, que celebra os 130 anos da criação da Diocese da Paraíba e os 110 anos da Arquidiocese. O Arcebispo enfatizou a necessidade de celebrar a identidade missionária da igreja particular da Paraíba, seguindo os apelos do Papa Francisco para ir às periferias existenciais e se aproximar das pessoas mais necessitadas. “A pastoral urbana exige esse movimento de ir onde o povo está”, ressaltou.

Dom Delson salientou que a proximidade com as pessoas é essencial na pastoral, destacando a criação de vínculos de fraternidade, amizade e um ambiente humano de atenção e respeito como fundamentais para as ações pastorais e evangelizadoras.

Plano de Ação Pastoral 2024 e Peregrinação para o Jubileu da Igreja em 2025

Dom Delson compartilhou detalhes do Plano de Ação Pastoral 2024, que tem como objetivo fortalecer os princípios de diocesaneidade, sinodalidade e missionariedade. Alinhado com a convocação do Papa Francisco, este plano visa preparar a comunidade para o Jubileu da Igreja em 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”. Uma experiência de peregrinação será realizada aos domingos, levando os fiéis à Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves para a missa das 9:00 horas, presidida pelo Arcebispo ou pelo Bispo Auxiliar, Dom Alcivan.

Ainda em sua inspiradora mensagem durante a celebração de abertura do ano pastoral da Arquidiocese da Paraíba, Dom Manoel Delson, delineou uma visão abrangente e inclusiva para a pastoral, refletindo sobre a diversidade e a acolhida como princípios fundamentais.

“Coordenação de pastoral, Pe. Márcio José e a comissão de celebração – Pe. Liginaldo, Pe. Marcondes e vigários forâneos, conosco – pensamos a pastoral indo ao encontro de todas as realidades da Arquidiocese”, destacou Dom Delson. Ele enfatizou a necessidade de atingir desde o centro da cidade até as periferias, abrangendo João Pessoa e as cidades do interior.

A abordagem pastoral proposta é holística, cobrindo todas as faixas etárias, desde crianças até idosos, e alcançando diferentes grupos sociais, incluindo jovens, adultos, famílias, comunidades, movimentos, serviços e pastorais específicas.

Ação Evangelizadora: Amor que Supera Barreiras

Dom Delson ressaltou que a ação evangelizadora é ampla, visando alcançar toda a realidade humana em sua diversidade e complexidade. Na perspectiva da diversidade, o Arcebispo enfatizou a importância de não excluir ninguém da ação pastoral. “A ovelha ferida deve ser carregada nos braços do bom pastor e curada. Nada de exclusão por razões humanas, raça, cor, gênero, cultura, condição social, ideológica, etc.”, declarou.

A mensagem de Dom Delson reflete um compromisso inabalável com a inclusão, baseado no amor de Deus que está acima de todas as diferenças. Ele instigou a comunidade a seguir o exemplo divino, enfatizando: “Quem somos nós para excluir? Se agimos em seu nome, na força do seu amor, só há uma opção: acolher, incluir e redimir.”

Essa visão aberta e compassiva delineada por Dom Manoel Delson oferece uma diretriz clara para a ação pastoral na Arquidiocese da Paraíba, promovendo uma comunidade que busca atender a todas as suas dimensões, abraçando a diversidade e praticando a inclusão como expressões vivas do amor divino.

Comissão de Campanhas, padre Márcio José e Dom Manoel Delson.

A Celebração culminou com a apresentação da comissão de campanhas pelo Padre Márcio José, coordenador de Pastoral da Arquidiocese. Ele destacou a importância vital de cada pastoral, serviço e movimento na jornada de Diocesanidade, comunhão, participação e missão, reforçando o compromisso da igreja paraibana em prol da fraternidade e amizade social.

Assim, a Arquidiocese da Paraíba inicia um ano pastoral cheio de propósitos, guiada pela mensagem de esperança e serviço cristão, enraizada nos valores de solidariedade e comunhão.

Roberval Borba