Mês da Bíblia: paróquias realizam momentos formativos sobre a Palavra de Deus

Setembro é, para a Igreja no Brasil, o mês dedicado à Bíblia. Esta é uma decisão tomada pelos Bispos em 1971, porém desde 1947 comemora-se o Dia da Bíblia em 30 de setembro. A data – e consequentemente o mês – faz alusão a São Jerônimo, que foi um grande biblista e responsável pela tradução da Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim que, naquela época, era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja. Esta versão é a referência para todas as edições em língua portuguesa que existem até os dias atuais.

Neste mês de setembro, as Paróquias realizam momentos formativos, cursos e rodas de estudo e leitura orante da Palavra. Para auxiliar as comunidades nesse itinerário, a Arquidiocese, através da Coordenação de Pastoral, recomenda a utilização do livreto “Mês da Bíblia”, das edições CNBB. A versão deste ano de 2022 traz como tema central o Livro de Josué, apresentando um estudo guiado sobre sua jornada pela posse da Terra Prometida. O estudo do Livro de Josué nos leva a perceber que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confiam.

Os subsídios foram comprados pelas Paróquias e podem ser adquiridos nas secretarias paroquiais, nas livrarias católicas ou diretamente no site das edições CNBB.

ATIVIDADES NAS PARÓQUIAS

Em Santa Rita, por meio do Santuário Santa Rita de Cássia, a equipe de liturgia paroquial preparou uma programação especial para o mês da palavra, com foco nas comunidades da zona rural da cidade.

Já no bairro Valentina, em João Pessoa, a Paróquia Santíssima Trindade realiza o I Simpósio da Palavra, entre os dias 26 e 30 de setembro. Serão abordados os seguintes temas: os 7 dons; os 7 pecados, Lucas e seu evangelho, Missa parte a parte. As inscrições para o Simpósio devem ser feitas até o dia 18 de setembro na secretaria paroquial ou através do formulário online (clique aqui). Outras informações podem ser obtidas no 83 3237 2339.

A Paróquia São Pedro e São Paulo, em Mamanguape, realiza o estudo do livro de Josué com 2 encontros semanais, nas segundas e quartas. Informações: (83) 9 8666-1649 (whatsapp).

Procure sua paróquia e informe-se sobre as ações para o mês da Bíblia. No instagram @arquipb também disponibilizaremos algumas atividades paroquiais que ficarão salvas na aba destaque “eventos”.