Jovens de projeto social do CEFEC se apresentam para o Papa Francisco

Vinte jovens e adolescentes que fazem parte de um projeto social do Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC), no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, na Grande João Pessoa, se apresentaram para o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, Vaticano, no dia de ontem (24). O grupo está em turnê pela Europa com o espetáculo “Laudato si’. O Espaço da Vida na Terra”

Dirigidos por Rodrigo Baima, educador social, diretor, coreógrafo, teatrólogo, poeta e roteirista do espetáculo, que foi fundamentado numa grande pesquisa de imersão, onde ele mesmo foi para a Amazônia por diversas vezes para poder entender como os povos originários cuidam da Casa Comum e da ecologia integral. Ele também viajou pelo Nordeste para alguns quilombos para entender melhor como essas comunidades cuidam e preservam o meio ambiente.

O grupo foi citado na saudação geral e, em seguida, encontraram pessoalmente o Pontífice: “Saúdo cordialmente os fiéis de língua portuguesa, especialmente os peregrinos vindos de Bragança (Portugal) e de Brasília, Rio Grande do Sul, Campo Magro, Divinópolis e Marcos Moura comunidade de Santa Rita (PB). Queridos irmãos e irmãs, é o Senhor que nos sustenta no anúncio do Evangelho. Oxalá possam sentir sempre o conforto do Seu Espírito, que reconstrói a harmonia entre nós e nos abre novos caminhos de evangelização. Que Nossa Senhora proteja cada um de vocês e respectivas famílias”, disse Francisco.

Rodrigo Baima, entregando um cocar ao Papa Francisco.

A Irmã Maria Bengozi que acompanha os jovens pela turnê na Europa, falou da emoção desse momento: “Para todos nós, foi muito emocionante! Muita gratidão a Deus por essa oportunidade. Esses são jovens que saíram de um lugar tão pobre, tão carente, hoje podem pisar nesse chão santo e ter a oportunidade de abraçar, de beijar, de receber essa benção do Santo Padre, o Papa Francisco. Toda a equipe ficou muito emocinada. Dava pra ver a alegria desses jovens, mesmo naquele sol quente, diante do pontífice, eles deram a vida, eles foram fiéis até o fim da apresentação, e todo o povo que estava presente aplaudiu com muito carinho. Foi belíssimo, belíssimo…” Disse.

Os jovens do Centro de Formação Educativo Comunitário (CEFEC) já têm novos destinos, são as cidades de Predazzo, Trento, Pordenone e Montebelluna, no norte da Itália.

Roberval Borba