Jamais apartados das mãos do Bom Pastor

O Quarto Domingo da Páscoa é o domingo do Bom Pastor. Jesus é apresentado como o Bom Pastor, como Aquele que vai a nossa frente nas estradas da vida. A figura bíblica do pastor é muito importante para a definição da missão e existência do sacerdote na vida da Igreja.

Quem é o padre? Precisamos nos remeter ao capítulo 10 do Evangelho de São João. O Evangelho do Bom Pastor. “O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10,11). A missão sacerdotal consiste justamente nisto: dá a vida. A Páscoa de Jesus é um acontecimento sacrifical, portanto, não podemos entender a missão do padre sem essa dimensão vinda da entrega do Sumo e Eterno Sacerdote.

Neste domingo do Bom Pastor, Cristo quer nos apontar o único aprisco que nos trará a verdadeira felicidade. Para tal, Ele se utiliza da missão dos padres. Uma missão que visa levar os fiéis que lhe foram confiados para a vida em abundância (Jo 10,10). A vocação do padre não é humana! É um apelo divino que tem como fim o serviço do povo. É, verdade, que nós sacerdotes, somos cercados de muitas fraquezas humanas, mas, Deus mesmo assim, os quer chamar para a sua messe.

O Papa, a cada ano neste domingo, nos oferece uma mensagem do dia mundial de oração pelas vocações. O sentido da graça e da missão foi o tema desse ano. Papa o Papa Francisco, “é uma preciosa ocasião para redescobrir, maravilhados, que a chamada do Senhor é graça, dom gratuito e, ao mesmo tempo, é empenho de partir, sair para levar o Evangelho. Somos chamados a uma fé testemunhada, que estreita fortemente o vínculo entre a vida da graça, através dos Sacramentos e da comunhão eclesial, e o apostolado no mundo. Animado pelo Espírito, o cristão deixa-se interpelar pelas periferias existenciais e é sensível aos dramas humanos, tendo sempre bem presente que a missão é obra de Deus e não a realizamos sozinhos, mas em comunhão eclesial, juntamente com os irmãos e irmãs, guiados pelos Pastores. Pois este sempre foi o sonho de Deus: vivermos com Ele em comunhão de amor.” As vocações na vida da Igreja só têm sentido se expressarem essa dimensão da comunhão eclesial. Somos todas ovelhas do Bom Pastor que conduz a Igreja nas estradas do mundo.

A relação de Cristo com o seu rebanho é sempre muito estreita. Jamais alguém poderá nos apartar das mãos bondosas de Cristo Pastor. A nossa atitude diante tanta proximidade é ouvir e seguir o Pastor. Aqui estão as principais características do seguimento estreito a Nosso Senhor. Um seguimento fecundo no apostolado do mundo nasce dessa proximidade com o Senhor. Só quem presta bastante atenção à voz do Pastor possui habilidade de avaliar na própria consciência as retas decisões para agir segundo os critérios do Evangelho.

Neste domingo do Bom Pastor, somos motivados a rezar pelos nossos pastores. Homens, que deixaram suas famílias, para se consagrarem a Deus e para cuidar da família de Deus. A melhor forma de cuidar dos nossos padres é através da oração e da presença fraterna em seus momentos difíceis. Na Igreja de Cristo, ninguém precisa ser super herói, o padre também precisa de ajuda, precisa do sadio conforto de suas ovelhas. Rezemos pelos padres, para que, a exemplo, do Bom Pastor, Cristo Jesus, busquemos sempre a imitação e entrega que levam ao consciente sacrifício da própria vida em favor do reino de Deus.

Que Maria, a Mãe de todos os sacerdotes, obtenha junto ao seu amado Filho, boas e santas vocações sacerdotais na vida da Igreja.