Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda do Santuário dedicado à santa em Portugal, chega em João Pessoa no dia 14 de maio, para a I Jornada Mariana do Nordeste (JMN)

A acolhida da imagem peregrina de Fátima, vinda do Santuário dedicada à santa em Portugal, no Nordeste está marcada para o dia 4 de maio no Ginásio Paulo Sarasate em Fortaleza CE. E, no dia 14, a imagem chegará a João Pessoa para I Jornada Mariana do Nordeste (JMN) promovida pelo Movimento da Imaculada Conceição (Servitas) em parceria com a Arquidiocese de Fortaleza, e na Arquidiocese da Paraíba pela Comunidade Casa da Paz.

Convidamos toda a Igreja particular da Paraíba para a participar na primeira Jornada Mariana Nordestina que ocorrerá entre maio e outubro de 2024. O encerramento se dará com a inauguração da Réplica da Capela das Aparições do Nordeste na Comunidade Casa da Paz, em comunhão com o Santuário de Fátima, Portugal.

Este grande evento surgiu com o intento da visita da imagem peregrina de Fátima, do Santuário em Portugal, ao Nordeste em 2024. Primeiramente foi um pedido do arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, mas que tomou maiores proporções com a aderência de outras dioceses.

Quem se responsabiliza pela vinda da imagem é o Movimento da Imaculada, servitas, que tem vários membros atuantes no próprio Santuário em Fátima, em outras localidades e aqui no Nordeste. Também a Comunidade Casa da Paz, através do grupo Exército de Deus, zela pela condução da imagem nas peregrinações.

A JMN irá conduzir a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, doada e abençoada no Santuário em Fátima-POR, que percorrerá os nove estados do Nordeste, entre os dias 04 de maio e 13 de outubro. É uma celebração aos 70 anos da primeira peregrinação no Brasil, em 1954, que deixou muitos frutos na fé e no coração do povo nordestino.

Abrangendo todo Nordeste, a JMN passará por todos os estados, percorrerá mais de 6.000 km, sendo anunciada por várias cidades, dioceses, paróquias e meios de comunicação diversos destas e de outras localidades.

A arquidiocese da Paraíba, na pessoa do arcebispo metropolitano Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap., no documento de autorização, acolheu com alegria a construção da réplica da Capelinha das Aparições e reconheceu a dedicação e devoção a Nossa Senhora de Fátima pela Comunidade Casa da Paz Maria de Nazaré. Com isso, realizaremos os pedidos de Nossa Senhora nas aparições em Fátima, propagando sua mensagem que ecoa do santo Evangelho e confiando na sua palavra quando disse que “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

As relíquias de Santa Jacinta e São Francisco Marto estão em João Pessoa desde o dia 20 de fevereiro, dia que celebramos os Santos Pastorinhos de Fátima. Elas chegaram exatamente no dia de celebração dos Santos. E vão ficar aqui até a chegada da imagem peregrina. As relíquias também estão peregrinando pela Paraíba.

ROTEIRO PARA A JMN 2024

“Maria levantou-se e partiu apressadamente”

04/05 – Chegada da Imagem Peregrina em Fortaleza-CE

14/05 – Chegada da Imagem Peregrina em João Pessoa – Acolhida pela CDP

15/05 – Dia: Visita ao Carmelo e Prefeitura
Noite: Missa de acolhida oficial na Comunidade Casa da Paz, presidida por Dom Manoel Delson, arcebispo da Paraíba e concelebrada por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar.

16/05 – Dia: Seminário, Cúria Arquidiocesana e Catedral (12h – Missa)
Tarde: Hospitais Padre Zé e Edson Ramalho
Noite: Forania Praia Norte – Santuário Mãe Rainha

17/05 – Dia/Tarde: Forania Praia Norte
Noite: Forania Centro

18/05 – Dia/Tarde: Forania Centro. 7h – Paróquia Sant’Anna e São Joaquim

19/05 – Dia/Manhã: Festa de Pentecostes. Espaço Cultural.
Tarde: Forania Várzea – Paróquia do Divino Espírito Santo

20/05 – Dia/Tarde: Forania Várzea
Noite: Forania Vale do Mamanguape

21/05 – Dia/Tarde: Forania Vale do Mamanguape
Noite: Forania Agreste

22/05 – Dia/Tarde: Forania Agreste
Noite: Forania Litoral

23/05 – Dia/Tarde: Forania Litoral

24/05 – Diocese de Guarabira

25/05 – Diocese de Guarabira
Noite: Forania Praia Sul

26/05 – Dia/Tarde: Forania Praia Sul
Noite: Forania Conjuntos

27/05 – Dia/Tarde: Forania Conjuntos
Noite: Forania Urbana Sul

28/05 – Dia/Tarde: Forania Urbana Sul

29/05 – Assembleia Legislativa, Comando Geral da Polícia Militar, Governadoria

30/05 – (Corpus Christi) Câmara Municipal, Hospital Laureano

31/05 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Miramar), TRT, TJ.

01/06 – Hospital N. S. Das Neves, Hospital Nova Esperança (FAMENE)
Noite: Paróquia Cristo Rei – (30 anos da Paróquia, Missa presidida por Dom Alcivan Tadeus)

02/06 – COROAÇÃO NA CASA DA PAZ E O “ADEUS A FÁTIMA”

03/06 – Traslado para o Ceará

Aqui no site da arquidiocese temos uma sessão com as informações sobre a construção da réplica da Capelinha das Aparições do Nordeste e mais detalhes sobre a Jornada Marina Nordestina.

Assessoria de Comunicação, informações Comunidade Casa da Paz