Na noite de ontem, 20 de julho, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves foi palco da celebração que marcou o início de uma jornada de fé e devoção pelo Regional Nordeste 2, a Missa de envio da Imagem Peregrina da Sagrada Família. O momento, organizado pela Pastoral Familiar Arquidiocesana, representa o início da preparação para o Congresso Nacional da Pastoral da Família, que acontecerá em João Pessoa em 2025. A solenidade contou com a presença de membros da Comissão Nacional Para a Vida e Família. Assim como do Regional e local, além de agentes da pastoral da família das várias paróquias da nossa arquidiocese e visitantes.
A Imagem Peregrina, que simboliza a Sagrada Família – Jesus, Maria e José -, é um ícone de devoção, representando os valores da família cristã e a união entre seus membros. A imagem será levada em uma jornada por todas as dioceses do Regional Nordeste 2, abrangendo estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com o objetivo de levar a mensagem de fé, amor e união a todos os fiéis do nosso Regional.
Padre Elvis Feliciano; Alison e Solange; Adalto e Rosirene; Lourdes e Milton e o Padre Luiz Jr.
A celebração foi presidida pelo Padre Luiz Júnior, Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba. O Padre Márcio José, coordenador de pastoral da Arquidiocese, e o Padre Elvis Feliciano, assessor eclesiástico da pastoral da família no Regional Nordeste 2, e o pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Monsenhor Robson Bezerra, concelebraram.
Durante a homilia, o Padre Luiz Júnior enfatizou a importância da Sagrada Família como modelo de amor e união, ressaltando a relevância do Congresso Nacional da Pastoral da Família em 2025, que será sediado na Arquidiocese da Paraíba. “Este é um momento de grande significado para a nossa igreja. A peregrinação da Imagem da Sagrada Família pelo nosso regional nos convida a refletir sobre os valores familiares, a união entre os nossos entes queridos e a importância de vivermos o amor e a compaixão uns pelos outros”, disse o Vigário Geral.
Para Adalto e Rosirene, coordenadores da pastoral da família na Arquidiocese da Paraíba, este é um momento de abastecimento de energias. Adalto: “A importância de que se inicia; praticamente, a gente vai receber todas as energias do congresso de 2025; então, a gente já tem aquela preocupação de fazer o melhor. E o envio é mais importante para fazer esse trabalho por todas as 21 dioceses; então, ela vai peregrinar e vai levar essa boa nova para a gente esteja com vigor, muita vontade e muita felicidade de realizar esse congresso aqui na nossa Arquidiocese”
Rosirene: “o coração fica acelerado, feliz, porque a gente vai estar enviando essa imagem que vai peregrinar por quatro estados e que, se Deus quiser, visitar e abençoar muitas famílias. Para que a gente recebe as famílias que vão vir para cá em 2025. Estamos muito felizes para receber essas famílias daqui a pouco em nossa Arquidiocese.”
O casal Lourdes e Milton que representam o Regional Nordeste 2 disseram, Milton: “Primeiro, o momento é de grande alegria. Alegria por ter a Arquidiocese acolhido a proposta de sediar o 17º Congresso da Pastoral Familiar, e alegria por ser o momento das famílias, de a pastoral familiar ser energizada, tanto aqui na Arquidiocese, mas também em todo o Regional, nas 21 dioceses em que essa imagem vai passar, em cada paróquia, em cada comunidade. Então, que seja um momento de animação. A gente vem de um período de pandemia, em que houve esse momento de parada e esperamos que essa peregrinação dessa imagem seja um momento de reanimar, acender, jogar lenha nessa fogueira, que é a pastoral familiar”.
Lourdes: “Reviver a nossa fé, reavivar. Será um momento de grande júbilo para a nossa comunidade da pastoral familiar, de toda a igreja. E de uma fraternidade nacional, porque esse congresso não só é do Regional, ele pertence a todo o Brasil. Então, será um momento de muita alegria, expectativa e de muita oração, de toda uma concretização de uma jornada que se já está planejando a muito tempo, junto com todos os agentes da pastoral familiar.”
E Alison e Solange, que são coordenadores da pastoral da família em nível nacional, falaram da alegia desse momento. Alison: “Para nós, é um motivo de muita alegria, mas principalmente de gratidão por esse povo que acolhe essa realidade de congresso, que abre o coração para receber as famílias do Brasil inteiro; porque esse é o processo do congresso: receber as famílias do Brasil todo, os representantes dos regionais, para que a gente possa discutir e tratar assuntos relacionados à família nesse tempo oportuno e rico que a igreja vive”
Solange: “E viver essa expectativa, desde já, dessa preparação, nessa imagem que agora vai peregrinar por todo esse Regional, já em preparação a esse momento alto, onde estaremos todos juntos, se Deus quiser”
Já para o Padre Elvis Feliciano, assessor eclesiástico da Pastroral da Família no Regional Nordeste 2, falou do sentimento que brota no coração deste momento: “É um momento muito importante para proporcionar a espiritualidade entre as famílias, nos grupos, nas pastorais. É um momento também de comunhão, comunhão com outras pastorais, comunhão com as famílias, com os senhores bispos, com os padres. Então, esse sentimento bate em nosso coração nesse momento; e, é claro, o centro da vida da gente é a Eucaristia, por isso estamos celebrando esse momento tão importante e especial para a família não só aqui em João Pessoa, mas para o Regional Nordeste 2 e para o Brasil inteiro.”
“A gente tem articulado. A comissão arquidiocesana, que tem o casal pré-matrimônio, pós-matrimônio e casos especiais, tem se reunido. Estamos nos primeiros momentos, dando os primeiros passos, nos articulando, convidando também pessoas que vão colaborar conosco. No momento, estamos em oração, mas a expectativa é muito grande. É uma alegria muito grande poder sediar aqui em João Pessoa um congresso nacional.” Disse.
A partir desse momento, a Imagem da Sagrada Família percorrerá diversas arquidioceses, cidades e comunidades, levando a mensagem de esperança e amor a todos os fiéis que cruzarem seu caminho. A expectativa é de que essa jornada seja um momento de reflexão, devoção e fortalecimento da fé para a comunidade católica do Nordeste 2.
Com o início da peregrinação, a preparação para o Congresso Nacional da Pastoral da Família em 2025 ganha ainda mais significado, uma vez que a imagem e sua mensagem percorrerão todo o Regional Nordeste 2, unindo os fiéis em torno dos valores e princípios cristãos que norteiam a Sagrada Família. Os olhos de todo o Regional estão voltados para essa jornada de fé e esperança, ansiosos para acolher a Imagem Peregrina da Sagrada Família em cada cidade, comunidade e lar.
Assessoria