Formação da 3ª Edição do Missal Romano é promovida pela Pastoral de Liturgia arquidiocesana no Colégio Marista Pio X

Na última segunda-feira, dia 28 de novembro, no Colégio Marista Pio X, a Arquidiocese da Paraíba organizou uma formação da 3ª Edição do Missal Romano, um importante evento promovido pela Pastoral de Liturgia. Durante o dia, foram realizadas duas sessões, uma pela manhã para o clero e, outra, à noite para os leigos.

Na formação, estiveram presentes diversos participantes, incluindo Dom Manoel Delson, arcebispo Metropolitano da Paraíba, e Dom José Gonzales, bispo emérito de Cajazeiras. Além deles, os padres Márcio José, coordenador de pastoral da Arquidiocese, o Padre Liginaldo Miguel, coordenador da Pastoral Litúrgica, o Padre Luiz júnior vigário Geral, o professor Aloirmar José Silva, diretor Colégio Marista Pio X; também se destaca a participação dos vários padres, diáconos, religiosos e diversos agentes das diferentes pastorais, movimentos e serviços da Arquidiocese da Paraíba.

O evento contou com a ministração do Padre André Canuto, da Arquidiocese de Olinda e Recife que compartilhou seus conhecimentos e experiências nos dois momentos da formação. O Missal Romano é a principal referência para a celebração da liturgia da Igreja. Sua terceira edição é um importante marco para a renovação da fé e para a atualização dos ritos litúrgicos.

O Padre Liginaldo Miguel, idealizador do evento explicou o objetivo dessa formação “Esse momento que nós estamos promovendo na nossa Arquidiocese tem como objetivo provocar uma reflexão com os padres e diáconos da nossa Arquidiocese acerca da terceira edição do missal romano. Tendo em vista que a liturgia desempenha um papel fundamental na vida da igreja, nós estamos empenhados em promover esse momento formativo para o Clero e para todo o povo da nossa igreja particular, ajudando a aprimorar a celebração litúrgica na vida da nossa Arquidiocese. E acreditamos que essa formação, esse investimento que estamos fazendo para o Clero, não enriquecerá apenas o Clero, mas também a experiência de todos os fiéis que têm as suas celebrações presididas pelos padres. Então, é o momento que fortalece a nossa unidade, é o momento de coesão, de comunhão, em vista de uma liturgia que fortaleça a nossa diocesaneidade.” Disse o coordenador.

A formação para o Missal Romano é uma oportunidade única de aprofundamento na compreensão das cerimônias da Igreja Católica, proporcionando aos participantes uma maior conexão com a tradição e a vivência litúrgica. A Pastoral de Liturgia da Arquidiocese da Paraíba merece os parabéns pela organização e pela escolha do palestrante, que contribuiu para o sucesso do evento.