Festa de São Pedro na Arquidiocese da Paraíba: Tradição e Devoção Marcam as Celebrações

São Pedro, padroeiro dos pescadores é um dos santos mais venerados do Nordeste. A Arquidiocese da Paraíba preparou uma série de eventos para honrar o santo e fortalecer a fé dos fiéis durante os festejos. A festa de São Pedro é uma das mais aguardadas do calendário religioso da Paraíba, atraindo devotos de todas as partes do território arquidiocesano. Ao todo, são seis paróquias dedicadas aquele que também foi o primeiro Papa.

A devoção a São Pedro é muito forte e popular no Nordeste do Brasil, e como a região nordestina possui uma extensa costa e uma forte tradição pesqueira, a figura de São Pedro é venerada e celebrada por muitas comunidades costeiras e ribeirinhas. Além das muitas paróquias e capelas dedicadas a São Pedro, que podem ser encontradas por todo o Nordeste e que os devotos visitam para fazer suas orações e pedir graças ao santo.

Em algumas paróquias da Arquidiocese, são celebrados um novenário, que, como o próprio nome diz, são 9 noites de muita festa; outras celebram um tríduo, que são três noites dedicadas aos festejos de São Pedro. Além das missas diárias, a festa também conta com procissões terrestres e marítimas, com quermesses, que animam as noites dos fiéis e visitantes, e a culinária típica, que é um destaque à parte.

As seis paróquias da Arquidiocese da Paraíba estão distribuídas da seguinte forma. Em João Pessoa são duas, a Paróquia São Pedro Pescador, na Avenida Maria Rosa, 1124 no bairro de Manaíra; e a Paróquia São Pedro, Rua Newton Timóteo de Souza, 25, em Brisamar. As outras quatro estão assim: Paróquia São Pedro, na Rua Pedro de Azevedo Cruz, 94, Centro – Serra Redonda. A Paróquia São Pedro Apóstolo, na Rua Daura Saraiva, 559, Jardim Aeroporto, no município de Bayeux. A Paróquia São Pedro e São Paulo, na Praça Padre João, 32, no centro de Mamanguape e a Paróquia São Pedro e São Paulo, na Rua Patos s/n, em Santa Rita.

PROGRAMAÇÃO DAS PARÓQUIAS:

Paróquia São Pedro – Serra Redonda
Dia 28. 19h – Novena e Santa Missa
Dia 29. 5h – Alvorada. 15h – Novena e Santa Missa

Paróquia São Pedro e São Paulo – Mamanguape
Dia 28. 18h30 – Novena Festiva 19h – Santa Missa
20h30 – Atração cultural no pavilhão
Dia 29. 6h – Alvorada e oração da manhã 9h – Missa Solene 15h30 – Procissão
16h30 – Missa festiva arriamento das bandeiras 18h – Atração cultural no pavilhão

Paróquia São Pedro Pescador
Dia 29. 16h – Procissão saindo do mercado do peixe, em direção à Paróquia
17h – Missa 20h às 00h – Festa Social

Paróquia São Pedro Apóstolo
Dia 28. 18h30 – Oração do Santo Terço. 19h – Celebração da Santa Missa
Dia 29. 18h30 – Oração do Santo Terço. 19h – Celebração da Santa Missa

Paróquia São Pedro e São Paulo – Brisamar
A Festa do Padroeiro, será de 01 a 09 de julho

Paróquia São Pedro e São Paulo – Santa Rita
A Festa do Padroeiro, será de 06 a 16/07

Para mais detalhes você pode clicar aqui

A festa de São Pedro é um momento especial de fé, devoção e celebração da cultura local. Os festejos proporcionam uma experiência única aos participantes, unindo tradição, religiosidade e alegria. São Pedro, o pescador de almas, é homenageado com fervor e devoção pelos fiéis, fortalecendo os laços comunitários e renovando a fé de todos os que participam desses momentos de muita festa.