Escolhido o novo Conselho presbiteral da Arquidiocese da Paraíba

Na manhã do dia 08 de dezembro, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (SAPIC), o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, reuniu-se com o clero arquidiocesano, em reunião extraordinária, para definir a formação do novo Conselho Presbiteral da Arquidiocese da Paraíba.

O Conselho Presbiteral, exigido pelo cânon 495 § 1 do Código de Direito Canônico para cada Diocese, é “um grupo de sacerdotes que, representando o presbitério, cabendo-lhes, de acordo com o direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de se promover ao máximo o bem pastoral da porção do Povo de Deus que lhe foi confiada”.
Este conselho é formado por sete padres conselheiros e um representante do Clero, todos escolhidos diretamente pelos presbíteros votantes. Também compõem este conselho o Vigário Geral, o Ecônomo, o Coordenador de Pastoral, o Reitor do Seminário e mais três padres escolhidos pelo Arcebispo.
Os membros do Conselho Presbiteral são designados para o tempo de cinco anos.

O padre Luiz Júnior, da Paróquia São Pedro Pescador, no bairro de Manaíra, foi confirmado a permanecer como Vigário Geral da Arquidiocese da Paraíba.

Após a conclusão do processo de votação, que contou a participação de todos os clérigos presentes, o novo conselho ficou assim constituído:

Pe. Carlos Emanuel (eleição)
Pe. Cícero Salvador (eleição)
Côn. Egídio de Carvalho (eleição)
Côn. Evandro Belarmino (Ecônomo)
Pe. Felipe Batista (Representante do Clero)
Pe. Jairo Barbosa (eleição)
Pe. Luis José (escolha do bispo)
Pe. Luiz Carlos (Reitor do Seminário)
Pe. Luiz Júnior (Vigário Geral)
Pe. Marcelo Monte (eleição)
Pe. Márcio José (Coord. Pastoral)
Pe. Marcondes Menezes (escolha do bispo)
Pe. Saulo de Tarso (eleição)
Pe. Sérgio José SJ (escolha do bispo)
Pe. Vamberg da Silva (eleição)

Suplentes: Pe. Adriano Soares e Pe. Liginaldo Miguel