Encontrei Deus!

Agosto é o mês vocacional na Igreja do Brasil. E neste ano, esse mês se torna bastante especial porque estamos celebrando o III Ano Vocacional, cujo tema nos convida a refletir sobre a  “Vocação como graça e missão”.

O que significa o chamado de Deus na vida dos homens e mulheres? A resposta ao chamado de Deus é sempre uma adesão profunda à Pessoa de Nosso Senhor. Somos chamados para seguir Jesus Cristo. Toda vocação e missão tem como fonte e meta a vida de Jesus.

Seguir Jesus Cristo exige o feliz esforço da conversão. Não podemos respondê-lo de qualquer forma ou com meias respostas. Obviamente que, todo chamado de Deus é uma iniciativa de amor, como nos afirma o Papa Francisco: “No início há um encontro, aliás, há o encontro com Jesus, que nos fala do Pai, nos faz conhecer o seu amor. E assim também em nós surge espontaneamente o desejo de comunicá-lo às pessoas que amamos: ‘Encontrei o Amor’, ‘Encontrei o sentido da minha vida’. Em uma palavra: ‘Encontrei Deus!’”

Esse encontro com o Senhor na missão da Igreja parte sempre da oração. Não há verdadeira vocação sem o encontro com o Senhor e com irmãos a partir da vida de oração! Tudo se torna vão!

Neste Domingo, celebramos a Festa da Transfiguração do Senhor. Jesus que sobe ao Monte com três de seus discípulos para rezar. A Transfiguração do Senhor é um acontecimento de oração. As vestes de Cristo ficam luminosas para nos remeter ao acontecimento futuro da Ressurreição. A missão de Jesus desenvolve-se através desse duplo movimento de amor: cruz e ressurreição.  E como todo chamado de Deus é uma correspondência para nos confirmar cada vez mais a Cristo, também, nós, somos chamados a trilhar esse movimento de amor. Todo discípulo de Jesus prova a autenticidade de sua vocação e missão quando passa pela cruz. Um vocacionado não pode temer o sofrimento da cruz. Na verdade, carregar a cruz é condição indispensável para responder ao Senhor com a oferta de si mesmo.

O primeiro domingo de agosto celebra também o dia do padre, pela proximidade com o dia 04 de agosto, data em que fazemos memória de São João Maria Vianney, patrono dos sacerdotes. Os nossos sacerdotes são aqueles que na vida da comunidade devem ser modelos de seguimento radical a Nosso Senhor. São homens que deixaram tudo para seguir mais proximamente a Cristo. Eles têm a missão fundamental de pastorear o povo de Deus. É um chamado de Deus feito a homens cheio de fraquezas, mas que têm a intransferível missão de administrar os sacramentos, aconselhar e estar presente na vida do povo. O Papa Bento XVI tem uma mensagem tão bonita e realista sobre a missão do padre: “Ser padre não é uma tarefa fácil! Deixar tudo e entregar-se completamente nas mãos do Senhor pede vocação, força e fé. Muita fé. O padre é um ser humano sujeito a tentações, fraquezas e também emoções e sentimentos. É claro que, em alguns casos, nem sempre os limites humanos são superados, mas a graça divina e a oração constante são a melhor ajuda para os momentos de dificuldade.” Ontem, 05 de agosto, a Paraíba celebrou sua Padroeira, Nossa Senhora das Neves. Somos um povo abençoando e que tem uma Mãe que intercede por nós. Nos momentos difíceis da vida, podemos contar com o amor e proteção Dela. A Excelsa Virgem das Neves repousa seu olhar bondoso sobre todo o povo paraibano.

Peçamos a Nossa Senhora das Neves que, continue abençoando todos os padres de nossa Arquidiocese, para que eles continuem cumprindo a bonita missão de conduzir o povo de Deus para a eternidade! Que Ela também, como boa e santa Mãe, interceda pelos nossos jovens. Neste final de semana encerra-se a Jornada Mundial da Juventude. Esse encontro é uma grande oportunidade do Papa encontrar representantes de jovens do mundo inteiro que vão em busca de uma palavra de fé que sempre aponta para Cristo e para os irmãos mais diversos.