Emoção e muita alegria marcaram a Missa Solene que deu início ao episcopado de Dom Alcivan Tadeus como o terceiro bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba.

Ontem à noite, a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves tornou-se o cenário de uma apresentação memorável, marcada por emoção e celebração, na qual Dom Alcivan Tadeus foi oficialmente apresentado como o terceiro bispo auxiliar da arquidiocese da Paraíba. Sob a presidência de Dom Manoel Delson, arcebispo metropolitano, a celebração começou com uma recepção no Centro Cultural São Francisco, onde seminaristas, diáconos, padres, bispos, amigos e familiares saudaram Dom Alcivan com alegria e felicidade evidentes.

O ambiente festivo continuou com a procissão até a Basílica, onde, às 19h, teve início a Missa Solene de apresentação. A Catedral estava repleta em todos os seus espaços, era visível a emoção e alegria no rosto de cada um que estava ali; todo o clero e centenas de fiéis vieram de todas as partes do território arquidiocesano para dar as boas vindas ao terceiro bispo auxiliar da história da arquidiocese da Paraíba; uma multidão se reunia do lado de fora, participando da celebração através de dois telões.

A Missa começou com o Vigário-geral, Padre Luiz Júnior, lendo a Bula Papal que nomeou Dom Alcivan como bispo auxiliar, enquanto o chanceler Padre Luiz José anunciava a provisão que o tornava Vigário-geral da arquidiocese, agora ao lado de outro vigário-geral. Durante a homilia, Dom Delson compartilhou os detalhes do processo que levou à nomeação de Dom Alcivan, desde o pedido feito ao Núncio Apostólico até a rápida confirmação do Papa Francisco. “Fiz um pedido ao Núncio Apostólico na última assembleia dos Bispos, em abril do ano passado. Ele apoiou este pedido de um Bispo auxiliar. Dois dias depois, o Papa Francisco já havia confirmado. E então iniciou-se o processo de escolha dos candidatos a Bispo Auxiliar, que recaiu sobre Dom Alcivan. Somos muito gratos a Deus que nos deu esse grande presente, e somos gratos a Dom Alcivan que aceitou”.

Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da arquidiocese da Paraíba.

Dom Delson também fez referência à festa da cátedra de São Pedro: “Estejamos atentos à Palavra de Deus, o que ela nos diz nesta festa da cátedra de São Pedro. Texto de Mateus que acabamos de ouvir. Pedro se torna a garantia da unidade. Simão dará a Jesus o título de Messias e Jesus responde dando-lhe o título de pedra, rocha. Cada um tem sua missão a cumprir. Cristo não pode ser substituído. Ninguém pode substituir o Filho de Deus. Mas Pedro e os seus sucessores têm a missão de estabelecer a igreja e mantê-la em comunhão. A grande missão do bispo é suceder os apóstolos e ser instrumento de unidade e comunhão. O ministério que exercemos não nos pertence, mas pertence a Cristo. Dele não podemos nos separar. Hoje esta igreja é fundada sobre a fé apostólica que acolhe Dom Alcivan como bispo auxiliar em comunhão com o Papa Francisco, o seguimento do Cristo, e verdadeiros discípulos”. Disse o arcebispo

Após a comunhão, Dom Antônio Carlos, bispo de Caicó, recordou a escolha da data desse momento especial do início do ministério de Dom Alcivan no dia da festa da cátedra de São Pedro. Dom Antônio fez questão de dizer a Dom Alcivan para ele estar sempre disponível para a missão, que não é dele, é de Deus, mas ele é chamado a dar continuidade. O padre Felipe Batista, representante do clero no conselho presbiteral arquidiocesano, expressou a alegria em receber Dom Alcivan, falou da juventude e experiência de Dom Alcivan, condições que lhe dão vigor para a missão na Arquidiocese da Paraíba.

Por fim, um emocionante discurso do próprio bispo auxiliar, que se apresentou como um bom pastor, pronto para o serviço e destacando que sua missão é servir. Ele iniciou lembrando a leitura do lava pés e disse. “Começo o meu episcopado na arquidiocese da Paraíba fitando os meus olhos na cena do lava pés, pois entendo que o episcopado não é uma promoção, e muito menos ascensão eclesiástica em busca de fama, prestigio e poder, mas serviço ao povo de Deus. Dom Alcivan agradeceu a Dom Delson pelo acolhimento fraterno desde o momento da sua nomeação, agradeceu ao clero e a todo o povo da Arquidiocese da Paraíba

Dessa forma, a noite histórica encerrou-se com um sentimento de união, gratidão e comprometimento, marcando o início do ministério de Dom Alcivan Tadeus na Arquidiocese da Paraíba.

Roberval Borba