Domingo de Ramos na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves da Arquidiocese da Paraíba: Celebração e Devoção

O Domingo de Ramos, dia 24 de março, foi um momento de profunda reflexão e devoção para os fiéis da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves da Arquidiocese da Paraíba, bem como para aqueles que se reuniram no Mosteiro de São Bento. Marcando o início da Semana Santa, este dia foi marcado por uma série de missas e celebrações que lembraram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, bem como a distribuição das bênçãos dos ramos.

As missas foram realizadas em diferentes horários para atender a comunidade de fé, sendo às 6h, 9h e 17h na Catedral, e às 17h no Mosteiro de São Bento. A missa das 9h, presidida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, foi um momento especial, onde os fiéis participaram ativamente da procissão com os Ramos, saindo pontualmente do Mosteiro de São Bento e seguindo em direção à Catedral.

A importância do Domingo de Ramos como o início da Semana Santa foi enfatizada durante as celebrações. Esta data marca a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho, enquanto as pessoas o aclamavam como o Messias. É um momento de reflexão sobre a humildade e o sacrifício de Jesus, que logo em seguida seria crucificado por amor à humanidade.

A liturgia deste dia é repleta de simbolismo e significado, desde a bênção dos ramos até a leitura dos Evangelhos que narram a entrada de Jesus em Jerusalém. Nas 97 paróquias da arquidiocese, esta celebração é realizada com grande respeito e expressão litúrgica, unindo os fiéis em uma profunda experiência de fé e devoção.

Para os católicos, o Domingo de Ramos é um momento de preparação espiritual para os eventos que se seguirão ao longo da Semana Santa, culminando na celebração da ressurreição de Jesus Cristo no Domingo de Páscoa. É um período de reflexão, penitência e renovação da fé, onde os fiéis são convidados a acompanharem Jesus em sua jornada de sofrimento e redenção.

Neste Domingo de Ramos, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves da Arquidiocese da Paraíba, a comunidade católica se reuniu para celebrar com fervor e devoção o início desta semana tão sagrada, renovando seus votos de fé e esperança na ressurreição de Cristo.

Roberval Borba